Conheça as principais vitaminas para a pele do rosto

Conheça as principais vitaminas para a pele do rosto
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Independentemente da idade ou do nível de vaidade de cada mulher, as manchas, a oleosidade e as linhas de expressão, normalmente, acabam com a autoestima. Por isso, muitas procuram diferentes recursos, como os cremes hidratantes, os tratamentos estéticos e outros meios para melhorar o aspecto da pele.

Além disso, nós também sabemos o quanto o protetor solar é necessário e ajuda a manter a cútis com a aparência mais saudável, mas ele sozinho não é o suficiente. Desse modo, as vitaminas para a pele são tão essenciais quanto o filtro solar.

Continue por aqui para acompanhar as principais vitaminas para cuidar da pele e saber quais são os efeitos positivos de cada uma delas. Boa leitura!

O que são vitaminas?

As vitaminas são componentes essenciais para o corpo, no entanto, o organismo não consegue produzi-las sozinho. Dessa forma, precisa do fornecimento por meio da alimentação ou da suplementação. A falta das vitaminas reflete de modo geral e negativo na saúde do ser humano.

Quais as principais vitaminas para a pele?

As vitaminas, como um todo, trazem inúmeros benefícios ao organismo, mas algumas delas têm ações específicas em determinados órgãos, como na pele. Veja cada uma delas a seguir.

Vitamina A

Certamente, todos os tipos de pele precisam da vitamina A, no entanto, quem sofre com oleosidade e acne tem nessa vitamina uma boa aliada. O nutriente funciona como uma prevenção aos cravos e às espinhas, além de diminuir o sebo natural da pele, que, quando em excesso, causa os chamados “comedões”.

Além disso, ela compensa os efeitos negativos da exposição solar e, como resultado, faz a manutenção do rejuvenescimento celular. A ação da vitamina A também auxilia no aumento do fluxo sanguíneo e faz um aporte de nutrientes.

Você pode encontrar essa vitamina em alimentos como:

  • fígado;
  • óleos de peixe;
  • gema de ovo;
  • brócolis;
  • espinafre;
  • cenoura;
  • mamão;
  • manga.

Vitamina B

Todas as vitaminas do complexo B são absolutamente excelentes para a saúde da pele, isso porque:

  • possuem ações antioxidantes;
  • estimulam a hidratação;
  • ajudam na cicatrização;
  • aumentam a produção energética das células;
  • previnem doenças de pele causadas por ressecamento;
  • colaboram com a absorção de outros nutrientes.

Todos esses benefícios combatem as rugas e as linhas de expressões, causadas por estresse ou pela idade. Nesse sentido, para pessoas com problemas de vermelhidão na pele, essa vitamina é muito interessante, porque melhora esse aspecto e contribui para a pigmentação, além de prevenir o câncer de pele.

As ações da vitamina B não param por aí, ela tem ação anti-inflamatória contra picadas de insetos e combate as olheiras. A seguir, veremos as principais vitaminas do complexo B.

Vitamina B2

Vamos começar pela vitamina B2, que tem como função relevante o aumento da circulação sanguínea. Por meio dela, são fornecidos nutrientes e oxigênio para a pele.

Conhecida também como riboflavina, a vitamina B2 age como antioxidante na prevenção do envelhecimento precoce. Ou seja, um rosto deficiente dessa vitamina terá a pele ressecada. Os principais benefícios gerados pela riboflavina para a pele do rosto são:

  • hidratação;
  • respiração;
  • alívio da secura;
  • menos irritação.

São inúmeras as vantagens de ter um organismo rico em vitamina B2. Por isso, é necessário priorizar uma dieta saudável com alimentos ricos nesse composto. Entre os principais estão:

  • iogurte;
  • ovos;
  • brócolis;
  • soja;
  • farelo de aveia;
  • amêndoas;
  • fígado de boi.

Vitamina B5

O ácido pantotênico — o popular pantenol, ou vitamina B5 — atua como anti-inflamatório e cicatrizante para a pele do rosto. É essa vitamina que mantém a pele saudável e com ótima aparência.

Desse modo, é pela vitamina B5 que as marcas de expressão e manchas são combatidas, bem como a pele permanece hidratada. Algumas das ações dessa vitamina para a pele são:

  • redução de acne;
  • menos vermelhidão;
  • poros desentupidos;
  • diminuição de coceiras;
  • hidratação profunda.

Encontramos riqueza de vitamina B5 em alguns alimentos, como:

  • abacate;
  • legumes;
  • ovos;
  • carne de porco;
  • queijo;
  • peixe.

Dessa forma, é preciso manter o metabolismo produzindo esse composto se você quiser ter uma pele jovem e saudável. É a vitamina B5 que ajuda na recuperação pós-acne, espinhas, picadas de insetos e demais lesões.

Vitamina B6

Para combater problemas como ressecamento de pele, acne ou eczema, é preciso estar com a piridoxina em dia. Esse é o nome dado à vitamina B6, que é responsável por manter a pele uniforme e regular os hormônios.

Assim, na lista a seguir, estão alguns dos alimentos em que podemos encontrar essa vitamina:

  • banana;
  • melancia;
  • cenoura;
  • brócolis;
  • espinafre;
  • arroz;
  • frango;
  • atum;
  • salmão.

A vitamina B2 é fundamental para a saúde da pele do rosto, estando entre as principais do complexo vitamínico B.

Vitamina B7

Um dos nutrientes primordiais para o cuidado com a pele do rosto é a biotina, nome dado à vitamina B7. Ela está tão associada ao tratamento estético que é conhecida como um dos nutricosméticos. Isso porque estimula a produção de colágeno, que é a proteína responsável por manter a pele elástica e resistente.

Ainda mais, a vitamina B7 também é parte ativa na queima de gordura e está relacionada diretamente com a saúde dos cabelos e das unhas. Falando sobre a série de benefícios para a pele encontrados na vitamina B7, podemos destacar:

  • restauração da pele;
  • hidratação intensa;
  • combate a eczemas e dermatite seborreica;
  • absorção das outras vitaminas do complexo B pelo organismo.

Assim, concluímos que a biotina é a vitamina principal do complexo B, afinal, por meio dela, todas as outras vitaminas serão absorvidas por nosso organismo, agindo em prol da saúde da pele e do restante do corpo. Entre os alimentos para o consumo de vitamina B, temos:

  • leite;
  • carnes;
  • peixes;
  • ovos cozidos;
  • iogurte;
  • aveia;
  • banana;
  • maçã.

Vitamina C

A vitamina C, além de ajudar a estabelecer a imunidade do organismo, é importante na produção de colágeno. Consequentemente, melhora a elasticidade e a firmeza da pele. Essa ação retarda o envelhecimento. A vitamina C também é excelente para suavizar as manchas escuras da pele causadas por vários motivos. Assim como as vitaminas A e B, ela também reduz os efeitos negativos do sol e tem ações antioxidantes.

Os alimentos ricos em vitamina C são frutas como:

  • laranja;
  • limão;
  • morango;
  • kiwi.

E vegetais como:

  • brócolis;
  • espinafre;
  • couve verde;
  • repolho.

Por fim, para manter a saúde da cútis, é fundamental ter uma boa hidratação, alimentação, usar bons produtos e o protetor solar. Lembre-se também de consumir as vitaminas para a pele, seja por alimentos ou suplementos, como a vitamina B.

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