Conheça as principais vitaminas para a pele do rosto

Conheça as principais vitaminas para a pele do rosto
4 minutos para ler

Independentemente da idade ou do nível de vaidade de cada mulher, as manchas, a oleosidade e as linhas de expressão, normalmente, acabam com a autoestima. Por isso, muitas procuram diferentes recursos, como cremes hidratantes, tratamentos estéticos e outros meios para melhorar o aspecto da pele.

Além disso, nós também sabemos o quanto o protetor solar é necessário e ajuda a manter a cútis com a aparência mais saudável e viçosa, mas ele sozinho não é o suficiente. Por isso, as vitaminas para a pele são tão essenciais quanto o filtro solar.

Sendo assim, acompanhe nesta leitura as principais vitaminas para cuidar da pele e saiba quais são os efeitos positivos de cada uma.

O que são vitaminas?

As vitaminas são componentes essenciais para o corpo, porém, o organismo não consegue produzi-las sozinho. Por isso, precisa do fornecimento por meio da alimentação ou da suplementação. Sendo assim, a falta das vitaminas reflete na saúde de modo geral e negativo.

Quais as principais vitaminas para a pele?

As vitaminas como um todo têm inúmeros benefícios ao organismo, mas algumas delas têm ações específicas em determinados órgãos, como na pele. Veja.

Vitamina A

É claro, todos os tipos de pele precisam da vitamina A. No entanto, para quem sofre com oleosidade e acne, essa vitamina pode ser uma boa aliada. O nutriente funciona como uma prevenção de cravos e espinhas, além de diminuir o sebo natural da pele que, quando em excesso, causa os comedões.

Além disso, ela compensa os efeitos negativos da exposição solar e, como resultado, faz a manutenção do rejuvenescimento celular. A ação da vitamina A também auxilia no aumento do fluxo sanguíneo e faz um aporte de nutrientes.

Você pode encontrar essa vitamina em alimentos como fígado, óleos de peixe, gema de ovo, brócolis, espinafre, cenoura, mamão, manga e outros.

Vitamina B

Encontradas em alimentos como abacate, feijão, bife de fígado, castanhas e vegetais, todas as vitaminas B são absolutamente excelentes para a saúde da pele. Elas têm ações antioxidantes, estimulam a hidratação, ajudam na cicatrização, aumentam a produção de energia das células, previnem doenças de pele causadas por ressecamento, colaboram com a absorção de outros nutrientes etc.

Todos esses benefícios combatem as rugas e as linhas de expressões, causadas por estresse ou idade. Para pessoas com problemas de vermelhidão na pele, essa vitamina ajuda, pois melhora esse aspecto e contribui com a pigmentação, além de prevenir o câncer de pele. As ações da vitamina B não param por aí, ela tem ação anti-inflamatória contra picadas de insetos e combate as olheiras.

Vitamina C

A vitamina C, além de ajudar a estabelecer a imunidade do organismo, é importante na produção de colágeno. Consequentemente, melhora a elasticidade e a firmeza da pele. Essa ação retarda o envelhecimento. A vitamina C também é excelente para suavizar as manchas escuras da pele causadas por vários motivos. Assim como as vitaminas A e B, ela também reduz os efeitos negativos do sol e tem ações antioxidantes.

Os alimentos ricos em vitamina C são frutas como laranja, limão, morango, kiwi e vegetais como brócolis, espinafre, couve verde, repolho, entre outros.

Por fim, para manter a saúde da cútis é fundamental ter uma boa hidratação, alimentação, usar bons produtos e usar o protetor solar. Lembre-se de consumir as vitaminas para a pele, seja por alimentos ou suplementos, como o peeling em cápsulas com ações benéficas para renovação celular e estímulos de combate ou prevenção de acne.

Aproveite para conhecer com mais detalhes o peeling em cápsulas da B3.

Você também pode gostar

Deixe um comentário