O que é a vitamina B7 e quais seus benefícios para os cabelos?

O que é a vitamina B7 e quais seus benefícios para os cabelos?
4 minutos para ler

Manter os cabelos saudáveis não é uma tarefa fácil. Afinal, preservar a saúde do corpo todo depende de muitos fatores, como o equilíbrio na alimentação e o consumo da quantidade ideal de nutrientes e vitaminas específicas. Por isso, alguns ingredientes podem ser ingeridos com a suplementação, a fim de potencializar e garantir inúmeros benefícios ao organismo, incluindo a saúde capilar.

Nesse sentido, existe a importante vitamina B7 capaz de favorecer os cabelos, as unhas e a pele. Apesar de o nutriente ser encontrado em alguns alimentos, a sua suplementação pode repor componentes essenciais para a integridade, o fortalecimento e a hidratação das madeixas.

Quer saber mais sobre a poderosa vitamina B7? Então, acompanhe a leitura a seguir!

O que é a vitamina B7?

A vitamina B7, também chamada de biotina, faz parte do complexo B e é um tipo de vitamina hidrossolúvel. Ela é absorvida no intestino, distribuída no organismo pela circulação sanguínea e não é armazenada no corpo, pois é eliminada na urina. Por isso, precisa de ingestão diária. Os alimentos, como gemas de ovos, carnes vermelhas, amêndoas, entre outros, contêm em suas composições a biotina. No entanto, ela também pode ser consumida por meio de suplementos manipulados.

Qual a importância da B7?

Quando a vitamina B7 está equilibrada no organismo, ela contribui para o funcionamento do sistema nervoso, ajuda na metabolização da gordura, da proteína e dos carboidratos, além de regular os níveis de colesterol e glicose. No entanto, algumas pessoas podem sofrer com a falta de B7 e apresentar sintomas como: pele seca ou escamosa, vermelhidão envolta do nariz e boca, calvície, além de fraqueza nas unhas e nos cabelos.

Ainda, a superdosagem também pode incentivar o surgimento de efeitos colaterais, são eles: acne, náusea, vômito, estômago estufado e problemas digestivos e renais. Em ambos os casos, a falta ou o excesso são incomuns, devido à facilidade de encontrar a vitamina nos alimentos e o fato dela não ser armazenada no organismo. Contudo, não são impossíveis de acontecer.

Quais os efeitos da vitamina B7 nos cabelos?

Além dos benefícios para todo o organismo, a biotina também contribui para a saúde dos cabelos. Ela potencializa a produção da queratina — importante proteína que representa 90% da composição dos fios. Destacamos os principais a seguir!

Prevenção da queda

Não é à toa que muitos cosméticos usam a biotina em suas composições, como shampoos, condicionadores, máscaras e produtos de tratamentos. A vitamina B7 previne ou acaba com a queda de cabelo, além de evitar o enfraquecimento dos fios. No entanto, se a queda capilar for um fator genético, os efeitos podem ser limitados.

Produção de queratina

A biotina contribui para produzir mais queratina. Como consequência, os fios ficarão mais encorpados, saudáveis, hidratados e brilhosos. Além disso, também pode prevenir o aparecimento de cabelos brancos, pois os nutrientes serão reparados.

Crescimento potencializado

Como a queratina será mais estimulada e é um componente essencial para a saúde e a estruturação dos fios, o consumo da vitamina B7 deve potencializar o crescimento de forma bastante significativa. Além disso, previne a quebra do cabelo, as pontas duplas e o ressecamento.

Hidratação do couro cabeludo

A saúde do couro cabeludo também contribui com a viçosidade dos fios e para o crescimento fortificado. A ingestão da vitamina ajuda a manter a hidratação das raízes e melhorar a circulação sanguínea.

O consumo da vitamina B7, como suplementação em cápsulas, é de 5mg por dia, geralmente, antes das principais refeições. Para adquirir, não é necessário ter uma receita médica, mas procure por uma farmácia de manipulação de confiança para receber o seu suplemento na composição correta. Contudo, é recomendado ter a orientação de um profissional de saúde capacitado para indicar a dosagem ideal para cada paciente.

Conheça a fórmula da B3 Farma para a suplementação de vitamina B7.

Você também pode gostar

Deixe um comentário