Entenda de vez como funciona e para que serve o Tribulus Terrestris

tribulus terrestris
6 minutos para ler

A redução de hormônios sexuais que ocorre em homens (andropausa) e mulheres (menopausa) acontece devido à queda na produção dos hormônios androgênicos, como a testosterona. Embora seja parte do envelhecimento, é importante buscar alternativas para o alívio dos sintomas. Uma boa opção para isso é o Tribulus Terrestris, um produto natural que ajuda na reposição hormonal.

Em geral, a redução dos hormônios masculinos acontece por volta dos 60 e 70, sendo mais lenta e gradual em comparação ao processo feminino. Em alguns casos, a andropausa pode surgir de maneira muito intensa, provocando sintomas como cansaço, disfunção erétil, perda de libido, alterações de humor, acúmulo de gordura abdominal e diminuição da massa óssea. 

Para entender melhor como o suplemento Tribulus Terrestris funciona e como ele pode ajudar no tratamento natural da perda hormonal, neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esse produto. Confira a seguir!

O que é Tribulus Terrestris?

Tribulus Terrestris é uma planta medicinal que possui compostos com ação anti-inflamatória, antioxidante, energizante e revitalizante. Também conhecida como Gokharu ou Gokshura, é muito utilizado há anos na medicina chinesa e indiana.

É do extrato do fruto seco da planta que é elaborado o pó para a produção das cápsulas, que até o ano de 2020 eram comercializadas como suplemento alimentar, sem prescrição médica. A partir de fevereiro de 2021, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) enquadrou os produtos à base dessa planta como medicamento fitoterápico.

A partir de então, somente os produtos registrados por indústrias farmacêuticas ou elaborados por farmácias de manipulação podem ser comercializados. Porém, a venda só pode ser efetuada mediante prescrição de médico ou nutricionista com habilitação comprovada em fitoterapia.

Para que serve e como age no organismo?

O suplemento Tribulus Terrestris é um produto desenvolvido para o alívio dos sintomas da andropausa, aumento da produção de testosterona, ganho de massa e melhora do desejo sexual tanto em homens quanto em mulheres.

Extrato com elevado grau de pureza, o Tribulus Terrestris é um hormônio não-esteroidal, que promove a elevação da produção de LH (Hormônio Luteinizante). Os hormônios não-asteroidais são substâncias químicas produzidas pelo sistema endócrino, cuja função é regular os processos fisiológicos. Dessa forma, estimula o aumento dos níveis de testosterona no organismo, contribuindo para:

  • aumentar a quantidade de espermatozoides;
  • combater a impotência sexual;
  • reduzir o pico de glicemia após as refeições;
  • estimular o desejo sexual em homens e mulheres;
  • evitar o diabetes e a resistência à insulina;
  • melhorar a ação da insulina;
  • aliviar os sintomas da andropausa e da menopausa;
  • prevenir doenças cardiovasculares.

Quais são os benefícios do Tribulus Terrestris?

Como visto, o suplemento é o extrato da planta Tribulus Terrestris, que contém saponinas — compostos biorgânicos que auxiliam no controle da glicemia, do nível de glicose no sangue, do colesterol, e ainda contribuem com a imunidade. Além disso, o Tribulus Terrestris apresenta diversos benefícios que melhoram a disposição mental e física, e também contribuem para a qualidade de vida por ajudar em diferentes aspectos do funcionamento do organismo, melhorando a saúde como um todo. Veja, a seguir, quais são os principais.

Auxilia no aumento da libido

O grande diferencial do Tribulus Terrestris é sua forte ação afrodisíaca, agindo como estimulante sexual tanto para homens quanto para mulheres. Por isso, é muito indicado para auxiliar em problemas de impotência sexual.

Ajuda a ter uma ereção mais longa

Um dos grandes benefícios do suplemento é o de proporcionar uma ereção mais longa. Isso acontece devido à ação vasodilatadora que a planta Tribulus Terrestris oferece.

Proporciona ação antioxidante, anti-inflamatória e controle hormonal

Conforme comentamos, essa planta tem ação antioxidante e anti-inflamatória que restabelece a saúde do organismo. Com isso, o suplemento ajuda também a melhorar a imunidade, além de contribuir para o controle dos hormônios.

Melhora a fertilidade em homens e mulheres

Além de ajudar a aumentar o desejo sexual, essa erva medicinal também aumenta a fertilidade, pois estimula o processo de ovulação em mulheres e a espermatogênese (processo de produção dos espermatozoides) em homens.

Auxilia no ganho de massa muscular

Algumas pesquisas mostram que tomar o suplemento duas semanas antes de fazer atividades físicas intensas pode melhorar o desempenho físico e a recuperação dos músculos após os exercícios. Outro estudo publicado no International Journal of Physiology Nutrition and Physical Education concluiu que o suplemento de Tribulus Terrestris melhora a massa muscular.

Contribui para diminuir a pressão arterial

O suplemento de Tribulus Terrestris ajuda no controle da hipertensão arterial, pois contém a substância protodioscina, responsável pelo aumento da liberação de óxido nítrico, com efeito vasodilatador.

Como deve ser utilizado?

A quantidade do suplemento de Tribulus terrestris varia conforme o objetivo do tratamento, idade, sexo e estado de saúde da pessoa. Em geral, é recomendável 250 a 1400 mg por dia, às refeições. Contudo, é importante lembrar que as orientações e prescrições médicas ou de nutricionistas devem ser seguidas.

Normalmente, o produto é encontrado em uma padronização do extrato seco, com uma concentração de 40% de saponinas, em cápsulas ou tabletes, podendo ser prescrito pelo médico ou nutricionista fitoterápico, com uma dosagem entre 500 mg e 1 g por dia, por três meses. Segundo especialistas, é importante associar o consumo desse suplemento ao zinco, pois esse mineral promove melhor absorção das propriedades da planta pelo organismo.

Cuidados que devem ser observados

O suplemento de Tribulus Terrestris não deve ser utilizado por crianças e mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Ele também não é indicado para as pessoas que possuem aumento da próstata e as que fazem tratamento com lítio. Além disso, por se tratar de um potente estimulante de hormônios, pessoas que apresentam câncer só devem consumir os suplementos sob a orientação de um médico oncologista.

Conforme mostramos ao longo deste artigo, o suplemento Tribulus Terrestris é uma forma natural de reposição hormonal, que promove o bem-estar geral e aumenta o desejo sexual em homens e mulheres. Mas, para obter os benefícios, é importante contar com um bom fornecedor, como a B3 Farma, que manipula e entrega fórmulas para todo o Brasil, com rigoroso padrão de qualidade.

Gostou deste artigo? Caso você tenha interesse em receber mais conteúdos como este diretamente na sua caixa de e-mail, assine a nossa newsletter gratuita!

Você também pode gostar

Deixe um comentário