Termogênico para emagrecer: veja como funciona e os seus benefícios!

termogenico para emagrece
7 minutos para ler

O uso de termogênico para emagrecer faz parte da maioria das estratégias indicadas por nutricionistas. Isso porque, quando desenvolvido de maneira ideal, age na redução da inflamação crônica (meta-inflamação), no aumento da diurese e na redução do estresse oxidativo, fator ligado a diversas doenças.

O principal mecanismo dos termogênicos é o aumento da queima de calorias obtido pela aceleração do metabolismo. Esse resultado pode ser alcançado com a ingestão de suplementos e alimentos que contêm essa propriedade, como pimenta, guaraná, gengibre, entre outros.

Neste artigo, vamos explicar como o termogênico age no organismo, os benefícios que ele proporciona, o que fazer para potencializar os seus efeitos, cuidados a serem observados em sua administração e onde encontrá-lo. Continue a leitura para saber mais!

Como o termogênico age no organismo para emagrecer?

As substâncias termogênicas agem produzindo calor no organismo por meio do aceleramento do metabolismo dos alimentos. Esse mecanismo que leva à queima de calorias é conhecido como termogênese. Dessa forma, é considerada termogênica toda substância que aumenta a demanda do corpo por energia.

Ao consumir produtos com essa propriedade, a pessoa começa a queimar mais energia para realizar atividades rotineiras. Essa queima calórica ocorre durante o dia todo. Por isso, é comum distribuir as doses de suplementos pela manhã, tarde e noite.

Qual é a composição dos suplementos termogênicos?

Os suplementos podem conter uma ou mais substâncias com características termogênicas. Entre os compostos liberados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se encontram:

  • ácido linoleico conjugado (CLA) — encontrado em carnes e produtos lácteos;
  • cafeína — presente no café, guaraná, chá-verde e chá-mate;
  • capsaicina — responsável pelo sabor picante da pimenta vermelha;
  • catequinas — extraídas do chá-verde;
  • curcumina — encontrada na cúrcuma;
  • gingerol — presente no gengibre;
  • ginseng;
  • l-carnitina — aminoácido encontrado em alimentos fontes de proteínas;
  • óleo de cártamo;
  • óleo de coco;
  • óleo de peixe;
  • resveratrol — composto químico contido nas uvas pretas e no vinho;
  • sinefrina — substância retirada da laranja-amarga.

Quais são os benefícios do termogênico?

Quando utilizado de maneira correta, com supervisão médica e apresentar qualidade em sua formulação, o termogênico pode proporcionar diversos benefícios que incluem mais disposição e foco. Além disso, o suplemento:

  • ajuda a reduzir o apetite — promove a sensação de saciedade;
  • aumenta o nível de energia;
  • auxilia no emagrecimento — acelera o metabolismo e queima calorias;
  • contribui para a definição muscular;
  • melhora o desempenho nos treinos — por conter substâncias que aumentam a resistência;
  • melhora o tempo de recuperação entre os treinos mais pesados;
  • previne a fadiga.

É possível potencializar os efeitos do termogênico para emagrecer?

As substâncias termogênicas não trazem resultados efetivos para a perda de peso quando utilizadas de maneira isolada. Para obter bons resultados é importante que elas sejam parte de uma alimentação equilibrada e de um programa de exercícios físicos.

Além disso, é essencial tomar água em quantidade necessária para uma perfeita hidratação e funcionamento do organismo. A ingestão de termogênicos que contêm cafeína, sinefrina, extratos de ervas, raízes e outros com propriedades diuréticas também promove sudorese, podendo causar uma desidratação com graves complicações.

Quais são os cuidados que devem ser observados para utilizar termogênicos?

Antes de adquirir um termogênico, é muito importante verificar se o suplemento é realmente a melhor opção para você, pois do contrário, pode não surtir os efeitos desejados ou até fazer mal. Portanto, faça uma consulta com um médico ou nutricionista para ter mais segurança e objetividade em sua perda de peso.

Verifique a composição do produto

Normalmente, a base dos suplementos manipulados utiliza cafeína, mas pode conter outros ingredientes em sua composição que ampliam a ação termogênica, como pimenta, gengibre, guaraná, zinco, Psyllium, entre outros compostos.

Verifique na embalagem as quantidades dos ingredientes e, principalmente, se o produto se encontra livre de componentes proibidos pela ANVISA. Isso ajuda a diminuir as chances de ingerir substâncias que possam estar misturadas na fórmula, como a efedrina, relacionada a casos de arritmias cardíacas, hipertensão arterial, crise convulsiva, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), invalidez permanente e até óbito.

Observe o melhor horário

Em geral, a recomendação é que os termogênicos sejam consumidos cerca de 30 minutos antes de uma atividade física. Entretanto, como podem interferir no sono, as fórmulas com cafeína devem ser ingeridas, preferencialmente, no período da manhã até o início da tarde.

As demais substâncias não exigem um horário para consumo, podendo ser administradas junto às refeições. Além disso, é importante observar que os termogênicos não devem ser consumidos de maneira contínua, para evitar sobrecarga no organismo. Nesse sentido, é aconselhável tomar o suplemento por um mês e pausar por uma semana.

Consuma apenas a quantidade indicada

Mesmo as substâncias naturais, quando consumidas em excesso ou em condições adversas, podem causar algum prejuízo à saúde. Exemplo disso é o chá-verde, que em doses elevadas pode intoxicar o fígado (hepatotoxidade).

A cafeína, consumida em doses acima de 9 mg por quilo de peso, pode causar aumento da pressão arterial, taquicardia e outros efeitos deletérios ao organismo, prejudicando o fígado e podendo até levar a óbito. Para além dessas reações, pessoas com histórico de gastrite ou úlcera podem sofrer uma piora no quadro, o mesmo ocorrendo em relação à capsaicina e curcumina.

Atente para as contraindicações

Em geral, os produtos termogênicos são contraindicados para idosos, gestantes, lactantes, crianças, pessoas hipertensas e com doenças cardíacas.

Onde podem ser encontrados termogênicos para emagrecer de qualidade?

Os suplementos termogênicos de qualidade podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação idôneas, como a B3 Farma, que oferece opções de composições eficientes para acelerar o metabolismo e a queima de calorias, como:

Como vimos, o termogênico para emagrecer é uma estratégia utilizada para ajudar a eliminar gordura corporal e proporcionar mais energia e disposição. Embora muitos suplementos sejam elaborados com base em substâncias naturais, é fundamental seguir orientação médica e adquirir produtos de qualidade em fornecedores de confiança, como a B3 Farma.

Agora que você já sabe sobre os benefícios do termogênico, acesse o site e conheça os produtos que a B3 Farma desenvolve com eficiência e qualidade para ajudar no emagrecimento!

Você também pode gostar

Deixe um comentário