Entenda o que é terapia floral e como funciona

terapia floral
6 minutos para ler

O bem-estar é algo que as pessoas gostam de sentir todos os dias e, geralmente, buscam essa sensação com frequência para manter a própria vitalidade. Um exemplo são mulheres e homens que sofrem de estresse, acarretando queda capilar. Logo, utilizam o pill food, suplemento alimentar de vitaminas, para ajudar no fortalecimento dos fios e da imunidade.

Além desse tipo de tratamento complementar a uma vida saudável, existem outros tipos de tratamentos, como o caso da terapia floral, que é um método natural para equilibrar as suas emoções. Por meio da manipulação de flores que agem diretamente no estado emocional das pessoas, esse tipo de terapia é capaz de melhorar a sua imunidade e prevenir doenças.

Continue nesta leitura para saber tudo sobre o funcionamento da terapia floral, como usar, para quem é indicado e, por fim, os benefícios dessa medicina natural!

Entenda como funciona a terapia floral

Essa terapia foi descoberta pelo médico e pesquisador Edward Bach, que compreende a relação entre as emoções com a saúde física e mental. Bach defende o conceito de que todo ser vivo tem uma energia vital que anima a matéria física, sendo assim, quando existe algum desequilíbrio, pode elevar o estresse e diminuir a imunidade.

Portanto, a terapia floral funciona como um tratamento e prevenção de doenças, com base em flores silvestres e saudáveis específicas para cuidar de cada tipo de emoção, seja ansiedade, tristeza, medo, insegurança etc. As flores são cultivadas em locais tranquilos e longe da poluição, depois colhidas com muito zelo e guardadas em potes com água, para depois seguir com o processo de preparo do floral.

Saiba como usar o floral

De modo geral, o floral deve ser consumido diariamente. Algumas fórmulas são feitas à base de água e outras à base álcool (conhaque, cachaça etc, como conservante), sendo que ambas podem ser diluídas em até 250 ml de água para beber ou pingar as gotinhas diretamente na língua.

O recomendado são 4 gotas, 4 vezes ao dia, mas há quem diga que, quando pingado direto na boca, duas gotas são o suficiente, e o dobro é indicado caso use com água — mantendo a frequência diária.

Veja para quem é indicado

O floral é indicado para todo indivíduo que busca equilíbrio em suas emoções. Seja para auxiliar em um tratamento de depressão, seja para se preparar para uma cirurgia e estudos ou aliviar a tensão e medos em algum período específico — ou por quanto tempo sentir ser necessário —, por exemplo.

A terapia floral não tem nenhuma contraindicação e efeito colateral (comprovado até hoje). Por isso, pessoas de todas as idades podem consumir, independentemente de suas condições físicas e saúde ou se consomem algum tipo de medicamento. Nesse sentido, desde um bebê até um idoso pode usar o floral — inclusive os pets!

Porém, no caso dos bebês, crianças pequenas, gestantes, mulheres que estejam amamentando e animais, recomenda-se um floral à base de água, ainda que façam a diluição como citado no tópico anterior. É importante frisar, inclusive, que o indivíduo não precisa estar doente ou ter indicação médica para usar a terapia floral.

Conheça os florais e seus benefícios

Além de ser um tratamento e método preventivo natural contra emoções negativas, o floral é uma alternativa que traz vários benefícios notáveis para sua saúde. Por isso, o Bach criou uma lista com dezenas de florais a serem explorados. Conheça alguns deles e suas funções, a seguir:

Hornbeam: alívio do estresse

Para quem sente muita exaustão da rotina do dia a dia, até mesmo para fazer tarefas simples e acaba com níveis de estresse alterados, saiba que tem solução. Na lista de Bach, o floral Hornbeam atua nesse tipo de emoção, com foco no combate do cansaço, para devolver o ânimo e energia para suas atividades de costume.

Clematis: melhora sintomas de ansiedade

Entretanto, se o seu problema é ansiedade devido a pensar muito em situações que ainda vão acontecer, não consegue viver o presente e tem dificuldade de concentração, acarretando sinais de ansiedade, pode usar o floral Clematis. A sua ação é para devolver o interesse pela vida no presente e até mesmo para curar pacientes com crise de ansiedade.

Mustard: proporciona sensação de relaxamento

Os florais não são apenas para curar doenças, pois eles também são muito benéficos para dar aquela sensação de relaxamento, para isso é indicado o Mustard. Ele funciona bem para equilibrar as boas energias no corpo, inclusive ideal para tratar depressão profunda, curar tristezas e aquela vontade de se isolar.

Gorse: prevenção de emoções negativas

Alguns pontos para serem cuidados não precisam estar em um nível de doença, afinal, a prevenção é um dos objetivos da terapia com floral. Por isso, o Gorse é uma opção para prevenir as emoções mais densas, como desespero e pessimismo.

É válido ressaltar que os florais não atuam mudando o sentimento ou visão da pessoa perante a situação, por exemplo, começar a ver algo fora da sua realidade como um otimismo exagerado. A ação será no equilíbrio das emoções, auxiliando no discernimento do indivíduo, para que enxergue com clareza o que já existe de melhor dentro de si.

No mais, se for necessário tratar mais de emoção simultânea, pode usar um floral com várias qualidades de flores, somadas aos seus benefícios para atingir o seu objetivo de cura ou prevenção.

No entanto, para iniciar uma terapia com floral é indicado manipular uma composição adequada às suas necessidades, para assim garantir melhores resultados, que deverão aparecer entre 2 a 20 dias. A B3 Farma é uma farmácia que oferece esse tipo de serviço aos seus clientes que buscam qualidade em suplementos e medicamentos personalizados.

Portanto, antes de fazer a sua terapia floral, conheça as opções da B3 Farma. Afinal, nós seguimos todos os cuidados necessários para a preparação das essências e garantimos uma produção delicada, para que não haja interferência negativa no processo de manipulação que possa interferir no seu tratamento.

Agora que você conhece tudo sobre essa terapia alternativa, aproveite para montar o seu floral na B3 Farma e cuidar do seu bem-estar com qualidade!

Você também pode gostar

Deixe um comentário