4 plantas medicinais que ajudam a emagrecer

4 plantas medicinais que ajudam a emagrecer
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A maioria das pessoas deseja ter o corpo saudável e em forma. Há diversos produtos no mercado que prometem excelentes resultados, mas muitos não funcionam ou são caros. Uma alternativa é o consumo de plantas medicinais que podem ajudar na perda de peso de maneira efetiva, natural e econômica.

Mesmo se tratando de um emagrecedor natural, antes de optar por algum tipo de planta, é importante saber como ela age no organismo e como utilizá-la. Conheça, a seguir, algumas das plantas mais eficazes para ajudar no processo de emagrecimento saudável!

1. Chá verde

O chá verde acelera o metabolismo, ajudando a reduzir o peso corporal e a circunferência abdominal. Isso porque ele apresenta grandes quantidades de antioxidantes e outras substâncias, como a cafeína, que promove o gasto de energia pelo organismo.

Como utilizar: adicione 1 colher de chá da planta em 1 xícara de água filtrada fervente e abafe por 10 minutos; coe e beba 3 xícaras ao dia sem adicionar açúcar, por no máximo 3 meses.

2. Erva mate

Muito conhecida para o preparo do Chimarrão e do Tereré, a erva-mate também é uma grande aliada para a perda de peso, pois contém elevada quantidade de cafeína que facilita a queima de gordura no organismo. Também é rica em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que previnem problemas cardíacos e auxiliam no combate ao envelhecimento precoce.

Como utilizar: coloque 2 colheres de chá de erva mate em 1 litro de água filtrada fervente e abafe por 10 minutos; coe e beba (não adicione açúcar). Deixe amornar e acrescente gotas de limão ou canela. Consuma 3 xícaras ao dia, por no máximo 3 meses.

O chá de erva-mate deve ser evitado por pessoas hipertensas, devido à sua ação estimulante. Pelo mesmo motivo, deve ser consumido no máximo até às 17 horas, pois pode provocar insônia.

3. Canela

A canela contém resinas, gomas, mucilagens, cumarinas e taninos, que apresentam propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, digestivas e hiperglicêmicas. Essa composição proporciona diversos benefícios ao organismo e ajudam no emagrecimento, por meio dos seguintes efeitos:

  • acelera o metabolismo;
  • ajuda a evitar os picos de insulina após as refeições;
  • diminui a compulsão por comida;
  • controla os níveis de açúcar no sangue;
  • reduz os triglicerídeos e o colesterol.

Ela pode ser utilizada como chá ou em cápsulas e, nesse caso, sua dosagem deve ser determinada por um profissional especialista (Fitoterapeuta). O chá deve ser tomado meia hora antes das principais refeições.

Mas tanto o chá quanto o extrato de canela não devem ser consumidos durante a gestação nem em casos de suspeita de gravidez, pois favorecem a contração uterina e podem levar ao parto prematuro ou aborto. As pessoas alérgicas a essa especiaria e as que apresentam úlcera intestinal ou gástrica também não devem consumi-la.

Como preparar o chá: coloque 4 paus de canela em 1 litro de água filtrada, deixando ferver em uma panela por 10 minutos. Após esse tempo, retire as canelas e deixe o líquido amornar. Esprema algumas gotas de limão ou coloque raspas de gengibre antes de beber.

4. Alcachofra

Além de apresentar propriedades medicinais que protegem o fígado, a alcachofra pode ser utilizada para emagrecer devido à sua capacidade para eliminar excesso de líquidos, gorduras e toxinas do organismo. Sua composição também promove diversos benefícios, como:

  • acelera a digestão de gorduras;
  • aumenta as secreções biliares e gástricas;
  • melhora o trânsito intestinal;
  • reduz o colesterol;
  • regula a glicemia;
  • tem efeitos tônicos e afrodisíacos.

Para preparar o chá, coloque 1 colher de sopa em 1 xícara de água filtrada fervente. Deixe ferver por mais 5 minutos, espere esfriar um pouco, coe e beba durante o dia, de preferência sem adicionar açúcar. Ela também pode ser consumida em sua forma natural (cozida) ou em cápsulas.

Como vimos, algumas plantas medicinais são grandes aliadas no processo de emagrecimento. Entretanto, é importante observar que a sua utilização deve ter acompanhamento médico e ser associada a exercícios físicos e um planejamento alimentar, visando a alimentação balanceada e saudável.

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