Ômega 3: entenda para que serve e quais os benefícios

6 minutos para ler

Elevação da imunidade, redução do colesterol LDL e de triglicerídeos, potencialização da memória e da cognição etc. — se você gostaria de desfrutar desses e de outros benefícios, com certeza, precisa conhecer mais a fundo o ômega 3 e para que serve. Conhecido como um conjunto de ácidos graxos muito importantes para o nosso organismo, mas não produzidos pelo nosso corpo, nos últimos tempos, ele vem ganhando uma fama de despertar “inveja” nos demais nutrientes, tendo recebido até o carinhoso apelido de “gordura do bem”.

Sim, acredite: ele é uma gordura e, embora possa ser encontrado e naturalmente ingerido a partir de uma alimentação que inclua algumas sementes e peixes, a verdade é que nem sempre o consumo desses alimentos supre as nossas necessidades. Nesse caso, a suplementação acaba por se tornar uma excelente alternativa.

Considerando a relevância do tema e a importância de entender melhor a finalidade e os objetivos do ômega 3, elaboramos este post em que vamos sanar as principais dúvidas relacionadas a esse nutriente. Vamos lá conferir?!

O que realmente é o ômega 3 e para que serve?

O ômega 3, basicamente, é um composto de ácido eicosapentaenoico (EPA), de ácido alfa-linolênico (ALA) e de ácido docosa-hexaenoico (DHA) — todos ácidos graxos essenciais e poli-insaturados. Ou seja, como dito, não produzidos pelo nosso corpo, de modo que devem ser ingeridos por meio da alimentação.

Também conhecido como “óleo de peixe”, o nutriente tem uma ação anti-inflamatória bastante potente. Por essa razão, ele pode representar um grande aliado no controle dos níveis de glicemia e de colesterol e, inclusive, no auxílio à prevenção de doenças cerebrais e cardiovasculares.

A sua ingestão é fundamental para o bom funcionamento das funções metabólicas e também pode ser considerada indispensável para aqueles que frequentam assiduamente a academia, já que o nutriente age contra o desgaste dos músculos, aumentando o rendimento. De maneira similar ao Whey Protein, por exemplo, ele colabora para o desenvolvimento muscular e para a hipertrofia, além de auxiliar no ganho de força e na elevação da massa muscular.

Contudo, esses são apenas alguns dos muitos benefícios do ômega 3 e somente algumas das razões que o tornaram alvo de diversos estudos científicos por todo o mundo. A seguir, confira mais algumas das vantagens da sua ingestão.

Quais são os principais benefícios da sua ingestão?

Dentre as principais vantagens do ômega 3, uma das que mais se destacam é, sem dúvida, a sua ação anti-inflamatória, como já mencionado. O estilo de vida moderno que levamos, em que dificilmente há tempo para a prática de atividades físicas e os níveis de estresse estão sempre “lá no alto”, somado a uma elevada exposição a diversos agrotóxicos e poluentes e a uma dieta pouco balanceada, “abre as portas” para o surgimento de inúmeros processos inflamatórios.

Como diversas enfermidades decorrem desse quadro, essa gordura boa tem um grande potencial benéfico de prevenção. Além disso, índices reduzidos do nutriente no organismo já foram associados a doenças cardiovasculares, degenerativas, oculares e mais, o que acaba por reforçar a relevância da sua ingestão. A seguir, confira outros benefícios que têm sido relacionados ao ômega 3.

Prevenção da formação de coágulos

O “óleo de peixe” — em especial, na verdade, o EPA e o DHA — apresenta propriedades anticoagulantes. Com isso, o seu consumo é associado à diminuição da formação de coágulos sanguíneos, já que o agrupamento das plaquetas do sangue é impedido. Por essa razão, essa gordura pode auxiliar na prevenção de algumas complicações de maior gravidade, como a embolia pulmonar e a trombose venosa profunda.

Combate à asma

Novamente em razão da sua ação anti-inflamatória, o ômega 3 é apontado como um aliado no combate à asma, além de ter o potencial de reduzir o risco de ocorrência de novas crises. Nesse sentido, a ingestão de alimentos que sejam ricos nessa gordura — ou, em alguns casos, a administração de suplementos — pode ser indicada, inclusive, por um nutricionista, com o intuito de agir de forma complementar ao tratamento prescrito por um médico.

Prevenção de doenças autoimunes

Há pesquisas que indicam que o óleo de peixe tem o potencial de ajudar na diminuição do risco de desenvolvimento de doenças autoimunes — ou seja, aquelas que ocorrem quando o nosso sistema imune não reconhece as células saudáveis do nosso corpo e as ataca, destruindo-as. Esse é, por exemplo, o caso da esclerose múltipla. Além disso, o ômega 3 pode ser um aliado no tratamento de psoríase, lúpus, colite ulcerativa, artrite reumatoide e doença de Crohn.

Melhora da aparência da pele

O ômega 3 — na verdade, o DHA em especial — é responsável pela boa saúde da membrana celular, de modo que auxilia na manutenção de uma pele mais flexível, hidratada e macia, prevenindo também o surgimento de rugas. O nutriente, inclusive, ajuda a protegê-la dos danos que são causados pela exposição solar, que têm o potencial de provocar câncer de pele ou gerar o envelhecimento precoce, em razão do seu efeito antioxidante.

Como você pôde ver, diversos são os benefícios associados atualmente ao nutriente também conhecido popularmente como “óleo de peixe”, o que torna fundamental entender o que é o ômega 3 e para que serve.

Embora, como dito, ele possa ser ingerido naturalmente por meio do consumo de peixes e de algumas sementes, a sua suplementação pode ser indicada para suprir as necessidades do nosso organismo. Nesse caso, contudo, é fundamental contar com uma farmácia de manipulação confiável e que seja referência no segmento.

A B3 Farma, por exemplo, entrega produtos diferenciados, com um rigoroso padrão de qualidade, de fornecedores qualificados, observando procedimentos que seguem os padrões exigidos pela ANVISA e com o uso de embalagens funcionais. Buscamos oferecer ao mercado cada vez mais inovações e facilidades para o dia a dia das pessoas, tornando a rotina mais leve e os desafios mais fáceis de serem superados.

Além disso, dispomos de um controle de qualidade interno e terceirizado, de matérias-primas com selo de autenticidade e de uma equipe de profissionais altamente capacitados e dedicados para oferecer os melhores produtos e um serviço único. Sendo assim, após passar por um profissional de saúde qualificado para identificar as suas necessidades específicas, conte com a B3 Farma para atendê-lo nas suas demandas, independentemente do quão diversas forem.

Agora que você já sabe o que é o ômega 3 e para que serve, que tal acessar o nosso site para conhecer os nossos produtos e saber como podemos ajudá-lo a suprir as suas deficiências nutricionais? Vamos lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário