Conheça o minoxidil spray, sua forma de uso e seus benefícios

minoxidil spray
6 minutos para ler

A calvície é uma condição de saúde caracterizada pela perda de cabelos ou pelos, mais localizada no couro cabeludo. Atinge tanto homens quanto mulheres, mas é predominante, com o passar da idade, em pessoas do sexo masculino.

Normalmente, as causas são relacionadas à hereditariedade, desequilíbrio hormonal, infecções e problemas emocionais. Em menor grau, alimentação inadequada e uso excessivo ou errado de produtos no couro cabeludo também podem ser causa de calvície.

Alguns tratamentos podem auxiliar na calvície hereditária, como o uso do minoxidil, além de manter hidratação e alimentação adequadas. Neste post, vamos bater um papo sobre o uso do minoxidil spray para auxiliar nesse cuidado. Você já ouviu falar sobre? Continue acompanhando e entenda um pouco mais!

O que é o minoxidil e para que serve?

O minoxidil é um medicamento que foi descoberto por volta de 1970, utilizado para tratamento de hipertensão arterial por sua capacidade de reduzir a pressão ao dilatar as veias, ou seja, aumentar o calibre delas.

Por acaso, os pacientes que faziam uso do medicamento para reduzir a pressão arterial começaram a perceber efeitos sobre a calvície, com crescimento mais rápido dos cabelos, além de aumentar o nascimento de novos fios.

Em 1988, o minoxidil começou a ser manipulado em forma de solução para aplicação tópica, o que permitiu que o medicamento fosse comercializado para atender a demanda da calvície apenas. Afinal, ao tomar o comprimido para atuar na calvície, pessoas que não eram hipertensas poderiam sofrer com hipotensão ou outros efeitos, tornando seu uso para outros fins um pouco perigoso.

Dessa forma, o minoxidil, atualmente, também é indicado para o tratamento de calvície, em sua forma tópica, tornando-se uma opção segura e eficaz, em forma de solução, em gotas ou spray.

Como funciona o minoxidil spray?

O minoxidil spray, ao ser aplicado no couro cabeludo, é absorvido através da pele, provocando um aumento na circulação sanguínea no local e favorecendo, assim, a absorção de nutrientes e oxigênio.

A disposição da solução tópica em spray torna sua aplicação prática e rápida, facilitando a vida dos pacientes que fazem o tratamento. O spray é programado para liberar uma dose já determinada, tornando a aplicação mais segura. Basta borrifar a quantidade necessária e prescrita pelo médico, espalhando pelo local.

O minoxidil aumenta o calibre dos fios, além do tempo da fase anágena (fase de crescimento do fio capilar), ocasionando menor queda de cabelo e, consequentemente, a presença de mais fios no couro cabeludo.

Quando seu uso é mais indicado?

O tratamento com minoxidil é indicado para a alopecia androgenética, ou a chamada calvície hereditária, que pode ocorrer tanto em homens quanto mulheres. Por isso, é fundamental que haja uma consulta médica para que a causa da condição seja descoberta.

Em casos de calvície por desequilíbrio hormonal, infecções, alimentação inadequada ou outras enfermidades, o minoxidil pode não apresentar a ação desejada, pois as causas precisam ser tratadas de forma adequada.

Outra coisa que é importante frisar é que o minoxidil não “cura” a calvície, até porque a condição não tem cura. Ele auxilia no tratamento, apresentando ação coadjuvante, que deve ser acompanhada de hábitos saudáveis como boa alimentação e higiene do couro cabeludo.

Os efeitos são mais bem observados após um tempo de uso, que pode variar de pessoa para pessoa, costumando aparecer após três meses, em média. Caso o uso do medicamento seja interrompido, o nascimento de novos fios é reduzido, podendo chegar ao patamar inicial dentro de alguns meses, uma vez que se trata de uma condição que é genética.

Como usar o minoxidil spray?

O medicamento deve ser utilizado de forma externa, tópica, na área afetada pela calvície, seja no couro cabeludo ou na barba. O minoxidil spray pode ser aplicado uma ou duas vezes ao dia, conforme recomendação médica.

Não é necessário que o cabelo esteja recém-lavado, mas é preciso que o local de aplicação esteja seco e íntegro, ou seja, sem feridas ou irritação. Caso você precise lavar antes de aplicar, prefira o uso de shampoos suaves, sem silicone. Se você quiser lavar a área (couro cabeludo ou barba) após a aplicação do minoxidil spray, é necessário aguardar cerca de quatro horas.

Normalmente, a posologia prescrita é em torno de 1 ml por aplicação, o que corresponde a 6 borrifadas de minoxidil spray. Você pode aplicar inicialmente no meio da área calva, espalhando lentamente com a ponta dos dedos para que o medicamento atinja toda a área de forma satisfatória.

É recomendada a lavagem eficiente das mãos após a aplicação do produto para retirar os resíduos, além de evitar exposição à luz solar.

Há contraindicações ou efeitos adversos?

O minoxidil spray é contraindicado para pessoas que possuam alergia ao minoxidil ou a qualquer outro componente da fórmula. Pode apresentar efeitos adversos leves, como intolerância ou hipersensibilidade local, vermelhidão, coceira ou dermatite, restringindo-se a efeitos locais, apenas, demonstrando segurança no seu uso.

É importante lembrar que, caso esses efeitos ocorram, devem ser comunicados ao médico que acompanha o paciente, além de suspender o uso para evitar a piora das lesões.

Quais os benefícios do minoxidil spray?

O uso do minoxidil spray para auxílio no tratamento da calvície hereditária apresenta vários benefícios, como já citado acima. Entre eles, podemos destacar:

  • diminuição da queda de cabelo;
  • prolongamento da fase anágena (fase de crescimento do fio);
  • fortalecimento dos fios;
  • melhora a circulação da área;
  • possibilita maior oxigenação na raiz do cabelo;
  • aplicação fácil e prática;
  • segurança na liberação da dose.

Até aqui deu para perceber que o minoxidil spray é um grande aliado para o tratamento da calvície hereditária. Com seu uso, você pode aumentar a circulação sanguínea da área afetada, melhorar o crescimento dos fios e reduzir a área rarefeita, tudo isso com aplicação fácil e rápida. Dessa forma, muitas pessoas reconquistam a autoestima perdida com a queda dos cabelos e o passar da idade.

Aqui conhecemos um pouco mais sobre o minoxidil spray, como funciona, em que situações é indicado e como utilizar, além dos benefícios que podem ser alcançados a partir do seu uso. Com a utilização desse medicamento, você pode recuperar o crescimento do cabelo e pelos em casos de calvície hereditária. A aplicação em spray torna seu uso mais prático e simples, além de proporcionar a medida mais correta da dose.

Curtiu este conteúdo? Então curta também nossa página do Facebook e fique por dentro de outros assuntos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário