Hidratação da pele: como mantê-la saudável? Aprenda, neste post!

A hidratação da pele é fundamental para que ela receba bem os tratamentos de skincare e peeling. Aprenda como cuidar da sua pele, neste post!
6 minutos para ler

A hidratação da pele é uma característica fundamental para manter a sua saúde em dia. Afinal, a cútis é uma das responsáveis por ajudar na proteção dos nossos órgãos internos. Por isso, a hidratação contribui com o equilíbrio de água que a pele precisa para garantir o bom funcionamento do corpo.

Para quem gosta de uma rotina de cuidados diários, é relevante considerar a hidratação da pele, pois esse fator influencia diretamente na eficácia dos produtos para skincare e em tratamentos como o peeling. Além de prevenir o envelhecimento precoce, rugas e flacidez.

Quer saber como cuidar da hidratação da sua pele? Então, acompanhe nesta leitura o que fazer em cada região do corpo.

Invista em um removedor de impurezas

Fatores como o clima, muito frio ou quente, contribuem com a falta de hidratação da pele. Contudo, a poluição do ar e resíduos de produtos, como maquiagem, creme e protetor solar, também estimulam a desidratação. O motivo disso é pelo fato de a pele ser o maior órgão do corpo e ter contato direto com esses fatores e ambientes.

Sendo assim, a cútis produz um sebo para manter a sua hidratação. Mas o contato com o ar e não retirar os cosméticos adequadamente são questões que podem desequilibrar a pele e estimular a perda de água. A face é a parte do corpo mais afetada, devido a sua exposição.

Por isso, é necessário aplicar um removedor de impurezas todos os dias, para fazer uma limpeza profunda da região. Geralmente, os sabonetes faciais têm efeitos positivos e, além disso, a água micelar consegue remover as impurezas mais densas do rosto, do pescoço e do colo.

Use um sabonete para oleosidade

Ter um pouco de oleosidade na pele é normal, porém, quando em excesso, pode trazer efeitos indesejáveis, como acne e manchas. Existe um mito que muitas pessoas ainda acreditam que a pele oleosa não precisa de hidratação. Na verdade, uma pele pode produzir mais sebo e ainda ser desidratada.

A solução para esse problema, bem como garantir os níveis de água na cútis, é utilizar um sabonete específico para pele oleosa. A espuma deve ser mais leve e com ativos que contribuem para o equilíbrio da oleosidade. Diferente das peles secas, que precisam de sabonete mais abrasivo que ajuda na hidratação intensa.

Aplique um esfoliante facial

A esfoliação deve ser feita em todas as épocas do ano, pois, por mais que você utilize um sabonete adequado e o removedor de impurezas, ainda não será o suficiente. O esfoliante ajudará na remoção das sujeiras mais densas e a tirar as células mortas.

Portanto, com o corpo molhado, aplique um esfoliante corporal e facial, faça movimentos circulares e suaves e deixe descansar por 3 minutos. Sempre respeite o tipo de esfoliante para a região, pois o corporal é mais abrasivo e, caso aplicado no rosto, pode machucar. As peles oleosas podem ter essa rotina duas vezes por semana, já as secas e mistas, uma vez é o suficiente.

Faça a hidratação da pele para cada região

A textura da pele também conta na hora de fazer uma hidratação adequada, por exemplo, os joelhos e cotovelos, são regiões de dobra e sofrem mais com o contato do ambiente e das roupas. Por isso, precisa de hidratantes mais densos que, geralmente, devem ser aplicados à noite, pois durante o sono a absorção é mais intensa.

Já as mãos e pés são partes mais úmidas e caso você use um hidratante muito leve, pode sair com facilidade ao tocar objetos ou calçar um sapato. Então, prefira os cremes específicos para essa região, pois podem ter uma absorção mais rápida — inclusive, alguns têm efeito de “luvas” que mesmo lavando as mãos, o creme não sai com facilidade e protege de outros produtos.

No rosto, você deve se preocupar com um hidratante conforme a sua pele, principalmente para a região dos olhos, em que textura é mais fina. Evite usar creme corporal na face, pois pode provocar acne e alergia.

Passe filtro solar todos os dias

O sol direto na pele causa danos irreversíveis, entre eles manchas, rugas, envelhecimento precoce e câncer. Por isso, utilizar o filtro solar é cada vez mais fundamental em todas as épocas do ano e horários do dia.

Alguns protetores têm a tecnologia que previne ações da luz artificial, como lâmpadas e tela de computador e celular. Por isso, dê preferência ao filtro solar contra raios UVA, UVB e luz azul. Aplique o produto em todo o rosto, pescoço e colo todos os dias, mesmo quando não tiver sol e quando você ficar dentro de casa, o que garante a proteção de todas as ações do ambiente.

Beba bastante água

A hidratação da pele não acontece só de fora para dentro ao aplicar vários cosméticos. Beber água é a melhor maneira de começar a cuidar da sua cútis, evitar o envelhecimento e garantir o bom funcionamento de todos os órgãos.

Quem bebe pouca água percebe rapidamente os efeitos na pele, com aparência craquelada e opaca. Esse hábito prejudica a renovação das células e o brilho natural da cútis.

Tenha atenção a temperatura do banho

Para ter uma boa hidratação e facilitar os efeitos dos produtos aplicados, também tenha atenção à temperatura do seu banho. Água muito quente tira a oleosidade natural da pele, causa ressecamento e estimula o envelhecimento precoce e a flacidez. Evite esfregar as regiões, principalmente onde tem pele fina.

De modo geral, para garantir uma pele mais bonita, é ideal utilizar produtos adequados às suas características e que sejam de qualidade. Por isso, é possível encontrar cosméticos manipulados para aplicar na superfície ou cápsulas para ingerir e tratar de dentro para fora. A B3 Farma é uma farmácia de manipulação que oferece esses produtos.

Na loja você encontra esfoliante, sabonete, colágeno, vitaminas e outros itens essenciais para hidratação da pele. Ao combinar os produtos adequados, o seu resultado será mais satisfatório, com uma cútis uniforme e saudável. Para quem precisa de algum tratamento, como acne, também encontrará fórmulas para prevenção.

Portanto, aproveite para conhecer o nosso site e ver as opções de produtos para ajudar na hidratação da sua pele! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário