Ginseng: entenda os seus benefícios e sua relação com emagrecimento

Conheça as propriedades do Ginseng e como cada nutriente da sua composição age no organismo. Acesse o Blog e conheça mais sobre o assunto!
4 minutos para ler

O ginseng é uma planta conhecida por suas propriedades estimulantes e afrodisíacas. Há vários tipos dessa erva, sendo o principal conhecido como Panax Ginseng. Seu cultivo é amplo em países asiáticos, como a China, o Japão e a Rússia. No Brasil, ela recebeu o nome científico de Pfaffia Paniculata.

É uma planta resistente, com registros de raízes que sobreviveram por mais de 100 anos. Por ser uma duradoura, quanto mais velha for a raiz, maior será a quantidade de compostos químicos ativos e seus benefícios.

Neste artigo, vamos explicar os benefícios do ginseng, suas propriedades e a relação que ele pode ter com o emagrecimento. Continue a leitura para saber mais!

Quais são os benefícios do ginseng?

Por sua ação estimulante e revitalizante, o ginseng atua amplamente na saúde. Na medicina oriental, ele é muito utilizado para combater o estresse e o cansaço físico. Além disso, a planta proporciona demais benefícios, como:

  • ajuda a acelerar o metabolismo;
  • aumenta a circulação sanguínea;
  • auxilia na queima de gordura;
  • bloqueia os processos inflamatórios;
  • diminui os sintomas de impotência sexual;
  • melhora a memória e a concentração;
  • previne o câncer;
  • reduz o colesterol;
  • reforça o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados;
  • regula a pressão arterial.

Quais são as propriedades do ginseng?

O ginseng contém as vitaminas B1, B2 e B3, que atuam no metabolismo da glicose, dos aminoácidos e dos ácidos graxos. Dessa forma, ele auxilia o organismo a utilizar esses nutrientes com eficiência, beneficiando pessoas que cometem erros na dieta, evitando que elas desenvolvam distúrbios alimentares.

Além disso, ele conta com a vitamina B12, fundamental para a formação das células vermelhas do sangue e para o desenvolvimento e bom funcionamento do sistema nervoso. Tanto a raiz quanto o caule da planta possuem, ainda, os seguintes nutrientes:

  • ferro — importante nutriente para prevenir a anemia;
  • cobalto e magnésio — essenciais para a constituição e manutenção dos neurotransmissores;
  • manganês — com ação antioxidante;
  • cobre — auxilia na absorção do ferro.

O que mais se destaca no ginseng é a presença de saponinas, que atuam com um forte efeito anti-inflamatório. Isso porque elas reduzem as chamadas citocinas pró-inflamatórias, bloqueando o desenvolvimento das inflamações.

Para serve o ginseng?

O ginseng serve como estimulante natural, combatendo o estresse, o cansaço físico e problemas de falta de libido. Dessa forma, ele promove mais energia e bem-estar para enfrentar o dia a dia.

Qual a relação do ginseng com o emagrecimento?

Segundo estudos publicados na revista de medicina britânica Gut, o ginseng apresenta uma propriedade similar aos inibidores de apetite, pois ajuda a controlá-lo. Ele também bloqueia o processo inflamatório que ocorre com o acúmulo de gorduras no organismo e acelera a sua queima.

Além disso, a pesquisa concluiu que a planta promove a redução da taxa de glicose e lipídios no sangue, facilitando o gasto de energia nos músculos. A identificação desses efeitos comprova a existência de uma relação entre o ginseng e o emagrecimento.

Como consumir o ginseng para obter os seus benefícios?

Para aproveitar todos os benefícios que o ginseng oferece, é recomendável tomar de 5 a 8 g por dia. O seu consumo pode feito das seguintes maneiras:

  • em pó — misturar 1 colher de sopa às principais refeições;
  • suplemento manipulado — 1 a 3 cápsulas por dia;
  • chá — 2 a 3 xícaras de chá ao dia;
  • tintura — diluir 1 colher de sopa em um pouco de água, uma vez ao dia.

É importante observar que o ginseng proporciona melhores efeitos quando usado por curto período. Dessa forma, ele não deve ser consumido de maneira contínua.

Conforme explicamos neste post, o ginseng proporciona diversos benefícios à saúde e tem uma relação com emagrecimento, comprovada cientificamente, principalmente, por seus efeitos inibidores do apetite, ação na queima de gordura e bloqueio dos processos inflamatórios. Embora ele apresente diversas vantagens, é fundamental contar com o acompanhamento de um nutricionista.

Estas informações foram úteis? Para saber mais, entre em contato com a B3 Farma, uma empresa dedicada aos produtos fitness, qualidade de vida e beleza dos seus clientes.

Você também pode gostar

Deixe um comentário