Confira 5 dicas para fortalecimento de cabelo e unhas

Confira essas dicas para fortalecer as unhas e os cabelos que incluem alimentação saudável, suplementos vitamínicos e cuidados especiais!
4 minutos para ler

Muitas mulheres sofrem com cabelos fracos ou sem vida. As causas podem ser diversas, como estresse, alterações hormonais, alimentação deficiente e algumas doenças que podem provocar até a queda dos fios. Por isso, é importante buscar meios para o fortalecimento do cabelo e das unhas e evitar que esses problemas se agravem.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas para fortalecer as unhas e os cabelos que incluem alimentação saudável, suplementos vitamínicos e cuidados especiais que podem ser grandes aliados. Confira!

1. Consuma alimentos essenciais para a saúde e a beleza dos cabelos e das unhas

O principal composto das unhas e dos cabelos é a proteína, por isso, é muito importante garantir esse nutriente para o organismo. Isso pode ser feito tomando uma dose de whey protein todos os dias no café da manhã ou consumindo carne vermelha, pelo menos, uma vez por semana. Além disso, outros alimentos são essenciais, como:

  • amêndoas — contêm magnésio, que auxilia na redução do estresse;
  • aves, cereais, ostras e feijão — contêm zinco e ferro, fundamentais para a beleza dos fios e das unhas;
  • nozes — ricas em ômega-3 e vitamina E, elas são reparadoras, hidratantes e contêm cobre, um mineral que protege a cor dos cabelos e retarda o aparecimento dos brancos;
  • ovos — conta com a vitamina D, biotina (derivada da vitamina B) e proteína em sua composição, que evita a descamação das unhas;
  • salmão — rico em proteínas, biotina e ômega 3, gordura boa e anti-inflamatória, capaz de hidratar o couro cabeludo e promover um crescimento de fios fortes e saudáveis;

2. Aposte em complexos vitamínicos

Alguns suplementos vitamínicos são essenciais, principalmente em casos de deficiência nutricional. Exemplo disso é o Pill Food, complexo inovador que fortalece as unhas e os fios, reduz a queda capilar, estimula o crescimento dos fios, diminui o frizz e aumenta a densidade, proporcionando resistência a processos químicos.

Além disso, beneficia a pele, promovendo mais viço, hidratação e maciez. Esses benefícios são possíveis devido à sua formulação que contém:

  • vitamina B2 — responsável pelo fortalecimento e crescimento dos cabelos e unhas;
  • vitamina E — estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo;
  • colágeno — melhora a sustentação da pele e reduz linhas de expressão;
  •  biotina — minimiza a queda de cabelo;
  • pantotenato de cálcio — aumenta a resistência das unhas e dos fios, controla a capacidade de resposta do organismo ao estresse e age no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras;
  • cistina e metionina — aminoácidos que promovem o aumento da densidade do cabelo, a resistência do tecido capilar e inibem a queda dos fios.

Outro potente complexo vitamínico é o Pantomax, cuja composição conta com pantotenato de cálcio, cistina, tiamina, levedo de cerveja, queratina e PABA. Além desses suplementos, há também o Nutricolin Plus, que aumenta a síntese das “Proteínas da Beleza”, como a elastina, o colágeno e a queratina. Para saber qual fórmula é melhor para cada caso, é fundamental consultar um médico especialista.

3. Utilize secador e chapinha com cuidado

O secador pode causar grandes danos aos cabelos, como quebras e ressecamentos, devido às altas temperaturas que fragilizam os fios. Para evitar que isso aconteça, é importante manter o aparelho em temperatura fria. A chapinha deve ser utilizada, no máximo, uma vez por semana.

 4. Proteja e hidrate as unhas e as cutículas

Produtos químicos, como detergentes, utilizados na limpeza da casa podem enfraquecer as unhas, tornando-as quebradiças. Para mantê-las bonitas e saudáveis, é importante utilizar luvas e hidratar as cutículas e as unhas com cremes específicos, óleo de coco ou de cravo.

5. Faça intervalos entre as esmaltações

Manter as unhas esmaltadas, constantemente, enfraquece as unhas. Por isso, é importante fazer um intervalo de três dias entre uma esmaltação e outra para que elas possam respirar.

Como vimos, o fortalecimento do cabelo e das unhas depende, essencialmente, de uma boa nutrição e de cuidados especiais. Para isso, é fundamental manter uma alimentação saudável, com frutas, legumes, carnes, verduras e grãos, suplementando com complexos vitamínicos sempre que necessário e de acordo com orientações médicas.

Gostou deste artigo? Para saber mais sobre dicas de beleza e saúde, acesse o nosso blog e conheça outros artigos com informações importantes!

Você também pode gostar

Deixe um comentário