3 cuidados com o cabelos no inverno

cuidados com o cabelo no inverno
3 minutos para ler

Para quem ama frio, esse período do ano é o paraíso. Contudo, saiba que os cuidados com o cabelo no inverno são diferentes dos de outras estações. Para manter os fios saudáveis, bonitos e sedosos nessa época do ano, é preciso modificar um pouco a rotina. Afinal, manter o que já se fazia anteriormente pode prejudicar as madeixas, então, é preciso investir em algumas mudanças.

Adaptar o que você já estava acostumada a fazer será determinante para manter os fios com um bom aspecto, além de mantê-los hidratados e sem danos. A estação mais fria e com variações climáticas faz com que se use mais água quente, secador e outros fatores que podem prejudicar os cabelos.

Portanto, para manter seus fios lindos em qualquer época do ano, confira as dicas a seguir de como cuidar dos cabelos no inverno!

1. Evite banhos muito quentes

Já se sabe que a água muito quente não é uma boa alternativa em outras estações do ano, e no inverno não seria diferente. A temperatura da água quando está muito alta abre as cutículas dos cabelos e pode deixá-los fragilizados. Desse modo, eles ficam mais quebradiços, além de retirarem muito a oleosidade dos fios, o que os deixa com o aspecto ressecado.

A água em temperatura morna quase fria é o ideal, pois não deixa desidratado e nem tira o brilho. Não lavar os cabelos por muitos dias também não é uma boa ideia, uma vez que a oleosidade se acumula e pode provocar irritações no couro cabeludo. Assim, quando o aspecto das madeixas estiveram mais pesadas e sem movimento, é hora de lavá-las.

2. Faça hidratações regulares

Assim como em qualquer época do ano, a hidratação regular é essencial para manter os fios saudáveis. O clima mais seco do inverno também afeta os cabelos, os deixando mais rígidos e opacos. Isso ocorre pela falta de água no ar, então é necessário compensar fazendo hidratações nutritivas.

Se puder, troque o shampoo e condicionador que já utilizava por outros que contenham mais nutrientes. Assim, seus cabelos ficarão bonitos e saudáveis por mais tempo, evitando o ressecamento pelo ar seco do inverno. Essa dica vale principalmente se você tem fios cacheados ou crespos, que já são naturalmente mais ressecados e precisam de mais cuidados.

3. Use secador com o vento frio

Além do já conhecido protetor térmico antes de usar produtos como secador e chapinha, vale também apostar no uso do vento frio ao usar o secador. O vento quente que sai do aparelho pode comprometer a umidade natural, deixando os fios mais ressecados, com o aspecto opaco.

Por isso, é melhor modelar os cabelos com o vento frio. Além de não prejudicar os fios, ele ainda ajuda a fechar as cutículas, deixando os cabelos mais brilhosos. Mesmo que demore um pouco na finalização, vale a pena pela saúde dos fios.

Adotando as dicas de cuidados com o cabelo no inverno, você conseguirá manter os seus fios saudáveis durante o ano inteiro. Aliado a uma boa alimentação, suas madeixas ficarão bonitas e nutridas sem grandes sacrifícios em qualquer período do ano.

Gostou do post? Assine a nossa newsletter para receber mais dicas direto no seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário