Como tomar termogênicos? Aprenda as melhores técnicas, neste post!

Acesse nosso Blog e entenda como tomar um termogênico e como ele pode contribuir para queima de gorduras no organismo!
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A suplementação com produtos que ajudam a queimar gorduras corporais pode fazer muita diferença no processo de emagrecimento. Contudo, ela deve ser administrada de maneira correta, a fim de garantir a saúde e proporcionar o resultado esperado. Para isso, é fundamental obter informações sobre as suas propriedades e saber como tomar termogênicos.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o que é, para que serve o termogênico, as melhores formas de obter todos os seus benefícios e para quais casos ele é ou não indicado. Acompanhe!

Afinal o que é termogênico?

A palavra “termogênico” é utilizada para identificar alimentos e suplementos que apresentam a capacidade de estimular o corpo para produzir mais calor (termogênese). Com isso, há um aumento da temperatura corporal e dos batimentos cardíacos.

Também ocorre uma dilatação dos vasos sanguíneos que permitem o sangue circular de maneira mais fluída e mais rápida pelo organismo. São essas alterações no organismo que levam, em maior ou menor quantidade, à queima de gordura.

Para que serve o termogênico?

Um bom composto termogênico é desenvolvido para proporcionar múltiplos mecanismos de ação que ajudam no emagrecimento, combatendo aspectos relacionados a várias doenças.

Nesse sentido, ele deve ter a capacidade de reduzir o estresse oxidativo e a inflamação crônica, bem como aumentar a diurese e acelerar o metabolismo. Essas são as principais funções que o suplemento precisa oferecer para ser considerado um bom coadjuvante na perda de peso.

Quando o termogênico é indicado?

Os suplementos termogênicos são indicados para as pessoas que se encontram nas seguintes condições:

  • estão em uma dieta para reduzir o peso;
  • desejam aumentar o metabolismo basal;
  • buscam por mais disposição e energia;
  • objetivam melhor desempenho nos treinos.

Já é possível encontrar no mercado algumas combinações termogênicas que ajudam no processo de emagrecimento, de maneira eficiente e segura, melhorando a performance em treinos físicos. Entretanto, antes de optar por um suplemento, é fundamental consultar um nutricionista, que é o profissional habilitado para avaliar se você pode ou não, utilizar o produto.

Quem não deve tomar termogênicos?

Em geral, os termogênicos contêm cafeína em sua composição. Por isso, eles são contraindicados para gestantes, crianças e lactantes. Pelo mesmo motivo, eles não devem ser consumidos por pessoas com arritmia cardíaca, histórico de infarto e hipertensão arterial (incluindo os diabéticos que costumam ter essa alteração).

Mesmo para as pessoas que costumam tomar alguns dos componentes da fórmula, como a cafeína, que normalmente é encontrada na composição, os suplementos com ação termogênica são perigosos por conter os princípios ativos mais concentrados.

Como tomar termogênicos?

Essa orientação deve ser definida por um médico, para que ele garanta que há segurança sobre uma posologia adequada às necessidades individuais. Entretanto, podemos generalizar e oferecer algumas dicas sobre as melhores formas de consumir os termogênicos, com o objetivo de potencializar a eficiência dos suplementos e reduzir os riscos, para evitar possíveis efeitos colaterais.

Os momentos mais apropriados para ingerir termogênicos são: antes das refeições e da prática de atividades físicas. Para as pessoas que seguem dietas e tomam suplementos que contêm vitaminas e minerais, é interessante tomar o termogênico um pouco antes do fim de períodos de jejum, quando o organismo sente a necessidade de nutrientes e ocorre um melhor aproveitamento desses.

Tome o suplemento 30 minutos antes das atividades físicas

O uso de termogênicos, principalmente os que contêm cafeína em sua composição, associado à prática de exercícios físicos, ajuda na perda de peso e melhora o desempenho nos treinos. Para garantir esse resultado, é indicado tomar o suplemento 30 minutos antes do início das atividades, a fim de queimar a gordura corporal de maneira mais eficiente.

Nesse sentido, é importante saber que a ingestão de termogênicos deve estar sempre associada aos exercícios, pois quando o suplemento é ingerido e a pessoa fica sentada assistindo televisão, por exemplo, a gordura que é liberada na corrente sanguínea se acumula no fígado.

Essa é uma situação que pode levar à esteatose (fígado gorduroso), que é uma doença cuja progressão pode levar à hepatite, à cirrose e até ao câncer.

Evite tomar termogênico à noite

Considerando que praticamente todos os termogênicos contêm cafeína ou outros estimulantes, os suplementos não devem ser tomados no período noturno (após as 18h), já que ele pode interferir no descanso, causando insônia e prejudicando o processo de emagrecimento.

Não tome doses além das recomendadas pelo médico

A quantidade de suplemento termogênico a ser ingerida depende das características individuais, que devem ser identificadas após uma avaliação realizada por um médico nutricionista.

O consumo excessivo de termogênicos pode causar problemas cardiovasculares e alterações graves na saúde de pessoas com hipertensão, hipertireoidismo, entre outros. Nesse sentido, a avaliação médica é importante porque, muitas vezes, o paciente nem desconfia de ter algum problema de saúde e descobre que sofre de arritmia ou outra condição, em consultas e exames.

Embora os termogênicos apresentem capacidade para melhorar o desempenho físico, eles podem causar efeitos colaterais. A intensidade dos sintomas vai depender das condições de saúde da pessoa e quantidade ingerida. Os mais comuns, são:

  • ansiedade;
  • arritmias;
  • dificuldade de concentração;
  • hipertensão;
  • insônia;
  • irritabilidade;
  • sudorese;
  • taquicardia;
  • tremedeira.

Não consuma o termogênico por longos períodos

Como qualquer suplemento, por mais natural que seja, o termogênico não deve ser utilizado por um longo período, pois ele pode sobrecarregar o organismo e gerar diversas doenças — muitas vezes silenciosas, e que demoram a ser notadas. Sendo assim, converse com o seu médico e verifique as pausas necessárias para obter os benefícios, sem prejudicar a saúde.

O que é importante saber antes de escolher um termogênico?

Os termogênicos registrados no Brasil devem seguir as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No mercado brasileiro podem ser encontrados produtos identificados como suplementos termogênicos, de fabricação nacional ou importados.

Dessa forma, é preciso ficar atento, já que alguns desses suplementos podem ser de origem clandestina e comercializados de maneira irregular no país. Dependendo dos componentes, esses produtos podem provocar problemas graves de saúde.

Por isso, é importante conhecer a origem do suplemento, sua composição e data de validade, verificando ainda se o fabricante está regularizado no Brasil. Essas informações devem constar na embalagem, de maneira visível e clara. Além disso, é fundamental contar com o acompanhamento médico.

Conforme comentamos neste artigo, a suplementação pode ser uma grande aliada ao emagrecimento. Porém, é importante saber como tomar termogênicos e buscar um produto de um fornecedor de confiança, como a B3 Farma, uma farmácia que oferece medicamentos manipulados e conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e dedicados para oferecer os melhores produtos e atendimento personalizado.

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