Como ter mais disposição no dia a dia? Confira as principais ações!

6 minutos para ler

Você ouve o despertador tocar e já bate um desespero? A sensação é de que havia acabado de se deitar e, de repente, está iniciando outro dia, com 1.001 afazeres? Se você se identificou com esse cenário, saiba que não está sozinho. 

Dalva Poyares, neurologista e especialista pela Sociedade Americana de Medicina do Sono e Associação Brasileira do Sono, afirma que “andamos trabalhando demais e dormindo muito pouco”. O Ibope, em pesquisa recente, confirma essa tese: dos brasileiros entrevistados, 98% se dizem cansados, enquanto 61%, exaustos.

No entanto, sim, sabemos que, embora possam “consolar”, esses números não nos livrarão da rotina intensa atual e da necessidade de lidar com as inúmeras tarefas cotidianas e — é claro — de dar conta de todas elas com excelência, afinal, não é esperado de nós nada menos do que isso. Exatamente por essa razão, neste conteúdo, listaremos algumas ações para colocar em prática, ajudando você a descobrir como ter mais disposição no dia a dia. Vamos conferir?

Alimente-se melhor e de maneira mais equilibrada

Frutas, legumes, sementes, verduras, grãos etc. — você sabia que esses alimentos podem ser poderosos aliados do organismo por fornecerem proteínas e vitaminas, ajudando a dar aquele “up” na energia? Sendo assim, se você quer descobrir como ter mais disposição no dia a dia, tornando-se mais produtivo e, como um plus, mais saudável, comece avaliando os seus hábitos alimentares atuais, afinal, manter uma dieta diversificada é imprescindível para um maior bem-estar.

Nesse sentido, outra ação importante e que fará a diferença é diminuir o seu nível de ingestão de açúcares e de carboidratos. Os efeitos desses pequenos ajustes serão percebidos mais rápido do que você imagina.

Hidrate-se, hidrate-se e hidrate-se

Se consideramos que apenas uma leve desidratação tem o potencial de causar alterações no volume de sangue, não é difícil entender a grande relevância de ingerir diariamente, pelo menos, cerca de 2,5 litros de água.

Dentre as consequências de não inserir esse hábito no seu cotidiano, inclusive, podemos citar a diminuição da velocidade na qual os nutrientes consumidos chegam às células do nosso corpo. Isso acaba fazendo com que esta se torne uma das razões para que as pessoas se sintam mais cansadas o tempo todo. 

Sempre que possível, diminua o ritmo de atividade mental

Talvez você já tenha ouvido — ou até mesmo lido por aí — que é altamente recomendável deixar as telinhas de lado um pouco antes de ir para a cama, como a TV, os smartphones e os notebooks, porém, você sabe por que fazer disso uma prática habitual é tão importante? A resposta é bastante simples: a atividade mental em excesso pode prejudicar a qualidade do sono.

Sendo assim, o ideal é que você procure substituir alguns velhos costumes, como o de checar os e-mails e todas as demandas de trabalho que o aguardam para o dia seguinte enquanto deveria relaxar ou, até mesmo, o de rolar o dedinho no feed do Instagram, consumindo conteúdos aparentemente inofensivos como uma forma de distração.

A partir de hoje, que tal experimentar a adoção de atividades que favoreçam a tranquilização do corpo e da mente? Meditação e exercícios de alongamentos podem ser boas pedidas e — convenhamos — só será possível descobrir o quanto eles podem fazer bem se você se propuser a experimentar, não é?

Invista na melhoria das noites de sono

Essa dica pode funcionar como uma complementação da anterior, já que a adoção de novos “rituais” antes de se deitar, certamente, já trará uma maior qualidade de sono. Entretanto, não dormir bem é uma das razões tão óbvias para o excesso de fadiga no dia seguinte que vale verificar outros pontos que podem contribuir positivamente para que você desfrute de noites melhores.

Por isso, vale considerar se já não é hora de substituir o colchão por um novo, se os travesseiros estão cumprindo bem a função de manter a cabeça, o pescoço e a coluna bem acomodados e se o quarto está tão escuro e confortável quanto possível. Lembre-se de que, para conseguir sentir-se mais disposto ao acordar, é fundamental ter um sono sem interrupções, de modo que o cérebro percorra todos os estágios do ciclo. Sendo assim, não negligencie esses pontos.

Faça pausas pequenas no seu dia a dia

Não, você não entendeu errado! Se o seu propósito é descobrir como ter mais disposição no dia a dia e conseguir dar conta de todos os incontáveis afazeres que fazem parte da sua rotina, é essencial parar, respirar e fazer momentos de pausa. Acredite: esses pequenos períodos ajudarão a oxigenar o cérebro e relaxarão o corpo, fazendo com que você consiga retomar as atividades com um maior nível de concentração.

Sendo assim, tire dez ou 15 minutos de tempos em tempos, beba água, faça uma pequena caminhada ou qualquer outra prática que o auxilie a desopilar. Com certeza, você perceberá um aumento na sua produtividade ao fazer disso um hábito e, consequentemente, uma melhora nos seus resultados.

Experimente o uso de suplementos

Principalmente nos últimos tempos, em que temos lidado com uma realidade tão delicada e um cenário de incertezas, não é incomum passar a enfrentar quadros de estresse e ansiedade. Ambas as condições, assim como outros transtornos, também podem estar por trás da falta de energia no cotidiano e das noites maldormidas. 

Nesses casos, embora todas as práticas listadas até aqui possam ser igualmente proveitosas, pode ser recomendável investir em suplementos que ajudem a combatê-las, como a Passiflora, que é um ativo de poder tranquilizante e derivado do maracujá, capaz de induzir o relaxamento e o bem-estar, e a Valeriana, que é muito utilizada como um medicamento fitoterápico para o combate à insônia.

Apenas lembre-se de que é essencial sempre procurar a orientação de um profissional habilitado para identificar o que é mais adequado especificamente para o seu caso.

Por fim, certamente você percebeu que muitas são as ações que podem ser colocadas em prática se o propósito é descobrir como ter mais disposição no dia a dia, desde a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis até pequenas mudanças — porém, muito significativas — no ambiente em que você dorme. Por isso, comece aos poucos, inserindo novos costumes ao seu cotidiano e, com certeza, com o tempo, você perceberá os impactos positivos na sua rotina.

A propósito, falando em apostar em práticas mais saudáveis, você sabe como os exercícios podem influenciar positivamente a sua performance diária? Que tal, então, conferir algumas dicas para melhorar o desempenho físico?

Você também pode gostar

Deixe um comentário