Como melhorar a concentração no dia a dia? Conheça as melhores dicas

como melhorar a concentração
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Saber como melhorar a concentração é fundamental para que você consiga realizar suas atividades com um melhor rendimento. Ou seja, ao ter foco no dia a dia, você conseguirá ter mais aproveitamento no trabalho, no estudo, no cuidado com a casa e demais atividades do seu cotidiano.

Por isso, é importante entender como você pode utilizar a sua concentração para ter uma vida mais produtiva, prazerosa e saudável.

Quer descobrir como melhorar a concentração? Então, não deixe de conferir todas as dicas que elaboramos para você ao longo do artigo. Boa leitura!

Escute música

Escutar música pode ser uma ótima forma de conseguir se concentrar em suas atividades diárias. Mas, para que essa estratégia funcione corretamente, você não deve escolher aquela sua música favorita. O recomendado é optar por uma melodia que conheça, mas que seja indiferente para você. Por isso, não escolha uma canção que você ame ou deteste, visto que isso pode tirar o foco do seu trabalho.

Uma boa ideia, que também pode ajudá-lo nesse momento, é escolher músicas calmas e que sejam em idiomas que você não compreenda. Isso diminui as chances de perder a concentração por causa da letra da música.

Procure meditar

Com a correria do dia a dia e o excesso de trabalho, muitas pessoas acabam ficando estressadas com tantas demandas para dar conta ao mesmo tempo. Além disso, existe o excesso de informação, que costuma atrapalhar a concentração nas atividades importantes.

É nesse sentido que a meditação tem um papel de ajudar a esvaziar a mente e a melhorar suas funções cognitivas. Isso acontece porque, ao meditar, é possível melhorar a memória, aumentar a capacidade de fixar a atenção e ter mais facilidade para tomar decisões importantes.

Esse exercício mental também garante outros benefícios para quem o pratica. Confira alguns deles:

  • alívio do estresse;
  • melhora da produtividade;
  • aumento da satisfação com o trabalho, entre outros.

Movimente-se

Sabemos que, com uma grande quantidade de demandas, muitas vezes ficamos várias horas na mesma posição, não é mesmo? Contudo, para que não haja perda no seu rendimento e na concentração, é necessário fazer algumas pausas durante o processo produtivo.

O recomendado é parar durante alguns minutos, fazer alguns alongamentos e andar pelos corredores da casa, do trabalho ou de outro local em que você se encontre. Dessa forma, conseguirá distrair a mente por alguns instantes e continuar suas atividades de forma mais relaxada.

Faça intervalos

Além de parar por alguns instantes para se movimentar, é importante fixar intervalos a cada período determinado. Isso porque o cérebro só consegue fazer a fixação de um objetivo por um tempo máximo de 1 hora.

Então, para que sua concentração não seja prejudicada durante a execução de suas tarefas, é importante realizar pequenos intervalos de, aproximadamente, 10 minutos. Durante esse tempo, você poderá tomar água, café, conversar com um colega etc. Com isso, conseguirá aumentar o seu engajamento para dar continuidade às demandas.

Cuide da alimentação

Você sabia que a alimentação tem influência direta na nossa concentração? É verdade! Quando não temos nutrientes necessários para manter o nosso organismo funcionando corretamente, ficamos sem disposição para fazer qualquer atividade, seja uma ação simples ou que demande grande esforço.

Mas não é só isso! Uma alimentação inadequada também pode levar o indivíduo a apresentar deficiência de vitaminas e minerais, da mesma forma que pode acarretar o surgimento de algumas doenças, como a anemia.

Confira alguns alimentos que podem ajudá-lo a melhorar a concentração:

  • peixe;
  • amendoim;
  • abacate;
  • ovos;
  • café;
  • folhas escuras;
  • frutas vermelhas, entre outros.

Ao manter uma dieta saudável, ficará mais fácil garantir mais equilíbrio no seu dia a dia, e você também conseguirá melhorar a sua qualidade de vida. Mas não esqueça: além de seguir essa dica, você precisa hidratar-se corretamente. É preciso ingerir, em média, 2 litros de água por dia. Portanto, mesmo que esteja na correria, é importante sempre andar com uma garrafinha de água para que consiga manter a hidratação diária adequada.

Pratique atividade física

A procrastinação e a preguiça também podem prejudicar o nosso rendimento. Por isso, é importante encontrar formas de se livrar desses obstáculos. E uma das soluções para melhorar a concentração é a prática de atividade física. Por exemplo, ao fazer 30 minutos de caminhada diária, você conseguirá garantir inúmeros benefícios para o seu organismo. 

Os exercícios aeróbicos trazem a melhora do processamento das informações em nosso cérebro. Assim, logo após a prática esportiva, é possível ficar mais disposto para a realização de diferentes tipos de atividades.

Confira outros benefícios que os exercícios físicos podem trazer para você:

  • previne doenças mentais e físicas;
  • melhora a qualidade do sono;
  • melhora a postura;
  • alivia o estresse e a ansiedade;
  • auxilia no funcionamento dos órgãos e da circulação sanguínea, entre outros.

Exercite sua mente

Da mesma forma que o nosso corpo precisa se exercitar, a nossa mente também precisa realizar essa ação, para que ela não fique tão relaxada a ponto de não querer fazer nenhuma atividade que demande um esforço maior de sua concentração. Para ajudar a estimular sua mente, você poderá usar alguns jogos que ativam a memória, como palavras cruzadas e xadrez.

Outras opções que podem auxiliá-lo nesse processo são fazer contas sem usar a calculadora e manter a leitura em dia. A partir dessas e de outras ações, você conseguirá fazer com que o seu cérebro fique mais ativo e preparado para dar conta das tarefas do cotidiano.

Portanto, não esqueça que, para melhorar a concentração, é preciso seguir as dicas que elaboramos ao longo do artigo. Entre elas: escutar música, praticar atividade física, fazer intervalos, meditar, cuidar da alimentação, movimentar-se e exercitar a mente.

Além dessas dicas de como melhorar a concentração no dia a dia, é interessante fazer a suplementação com ginkgo biloba. Esse composto é amplamente utilizado na medicina e contém em sua formulação princípios ativos que ajudam a melhorar a memória e o foco. Ainda, possui propriedades antioxidantes, reduz a fadiga mental, previne acidentes vasculares, aumenta a concentração e a disposição, entre outros.

Gostou das informações que trouxemos no artigo? Então, não deixe de conferir o próximo texto e descubra como ter mais disposição no seu dia a dia. Não perca essa oportunidade de ficar bem informado e de garantir mais qualidade de vida!

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