4 dicas de como fazer limpeza de pele

Entenda, neste post, como fazer uma limpeza de pele completa e eficiente com resultados saudáveis e bonitos por uma longa duração.
4 minutos para ler

Saber como fazer uma limpeza de pele correta é fundamental para manter a saúde da cútis. Além disso, outros benefícios, como beleza, prevenção de envelhecimento e hidratação, também estão relacionados a essa prática. O procedimento faz uma higienização completa da região tratada, removendo as impurezas e células mortas.

No entanto, como existem vários tipos de pele, como mista, seca e oleosa, é necessário conhecer a frequência correta para fazer limpezas profundas e eliminar a acne. Afinal, pode parecer um procedimento simples, mas exige cuidados para não machucar a pele. Por isso, acompanhe nossas 4 dicas para você fazer uma limpeza de pele completa!

1. Limpar a pele

Para fazer uma limpeza de pele correta, você precisa seguir alguns passos para garantir o resultado ideal. Comece utilizando produtos indicados para o seu tipo de pele, como solução desengordurante, demaquilante ou sabonete com água morna. Essa primeira limpeza é como uma assepsia e visa a tirar as sujeiras superficiais, porém, prejudiciais.

Faça essa limpeza de pele, no máximo, duas vezes ao dia, e note como será a reação da sua cútis. A ideia é retirar os resíduos de cosméticos e poluição que ficam no rosto, mas são praticamente invisíveis a olho nu. Se perceber que aumentou muito a oleosidade da pele, verifique se você não está exagerando na limpeza.

2. Esfoliar a pele

Em seguida, faça a esfoliação, mas cuidado para não praticar com muita frequência, pois pode afinar a pele, deixando-a sensível. Esfoliar ajuda na remoção de cravos e espinhas não inflamados. Sendo assim, limpa com mais profundidade as camadas superficiais da pele e a deixa macia, com aspecto viçoso.

No entanto, ao esfoliar a pele, faça movimentos circulares e delicados para evitar danos. Além disso, quem tem problema com acne deve tomar mais cuidado, pois a esfoliação pode manchar o rosto. Por isso, é recomendado consultar um dermatologista para auxiliar nesse processo, bem como no intervalo de tempo para esfoliar a pele, conforme o seu tipo. Por fim, depois de aplicar o esfoliante, faça outra limpeza com água morna e sabonete.

3. Aplicar uma máscara calmante

Depois de limpar e esfoliar, é comum a pele ficar avermelhada e um pouco irritada, principalmente, quando você remove acne com pinça, por exemplo. Para evitar essa reação, aposte em uma máscara de hidratação com efeito calmante. Ao aplicar o produto, aproveite para fazer uma massagem relaxante com movimentos de dentro para fora do rosto.

Esse processo, pode não parecer, mas ajuda na limpeza. Inclusive, existem receitas caseiras e produtos à base de mel e iogurte que potencializam a hidratação natural da pele. Contudo, é importante que não contenha álcool, para evitar queimadura e ardência.

4. Proteger a pele

Após uma limpeza profunda, a pele fica mais sensível, e isso favorece as queimaduras e manchas causadas pelo sol e luz de aparelhos digitais. Por isso, é indispensável utilizar um gel de vitaminas refrescantes, além do filtro solar. Proteja com fator igual ou acima de 30, aplicando uma camada generosa por todo o rosto, equivalente a uma colher de chá.

Saber como fazer limpeza de pele não requer muito trabalho. Porém, é fundamental que os produtos tenham qualidade e sejam específicos para tal finalidade. Dessa forma, você garante a cútis mais bonita, viçosa e resultados satisfatórios. Por isso, invista em kits para pele com cosméticos que acompanhem os principais passos da limpeza.

Agora, entenda qual é o papel do antioxidante para pele e saiba como complementar a sua limpeza!

Você também pode gostar

Deixe um comentário