Confira aqui como usar a Caneta de Minoxidil da melhor forma!

caneta de minoxidil
6 minutos para ler

A queda de cabelo é um problema multifatorial que atinge grande parte das pessoas com o passar da idade. Pode acometer diferentes lugares, como couro cabeludo, barba e sobrancelhas.

Quando se trata de sobrancelhas, isso pode trazer, muitas vezes, questões de autoestima, principalmente em mulheres. Isso porque a sobrancelha é uma área que confere expressividade às feições do rosto e, quando há perda dos fios, é percebido de forma mais fácil.

Felizmente, há diversas soluções propostas para tentar minimizar essa situação, como henna e micropigmentação, por exemplo, além do uso de medicamento específico para estimular o crescimento de fios no local, como é o caso do minoxidil.

Para aplicação em sobrancelhas, hoje podemos contar com solução em spray, gotas e outra forma de apresentação específica para a área, que é a caneta de minoxidil. Você já ouviu falar nesse produto? Continue lendo, esclareça suas dúvidas e saiba como usá-la! 

O que é o minoxidil e qual seu efeito?

O minoxidil é um medicamento vasodilatador, usado inicialmente, quando foi descoberto, para tratamento de hipertensão. Com o passar do tempo, os pacientes tratados notaram o crescimento de cabelos e pelos, o que chamou a atenção dos estudiosos para esse efeito colateral.

Após um período de tempo foi desenvolvida uma formulação tópica apenas para o uso com a finalidade de auxiliar no tratamento da calvície hereditária. Além do couro cabeludo, outras áreas também poderiam se beneficiar com sua aplicação, como é o caso da barba e sobrancelhas.

O minoxidil age aumentando a dilatação dos vasos sanguíneos no local, elevando assim a vascularização e oxigenação da área. Isso favorece a absorção maior de nutrientes, auxilia a reverter o enfraquecimento do pelo, prolongando a fase anágena (fase de crescimento do fio), revitalizando também a raiz.

Dessa forma, com o tratamento adequado, há uma renovação do ciclo capilar local, aumentando o crescimento dos fios, promovendo pelos fortes, saudáveis, além de sobrancelhas cheias e sem falhas.

Como funciona a caneta de minoxidil?

Comumente o minoxidil é comercializado em forma de solução tópica gotas ou spray. A caneta de minoxidil é uma solução que facilita a aplicação em áreas menores, como a sobrancelha, por exemplo. Sua formulação contém baixo teor alcoólico e presença de propilenoglicol, o que auxilia a não ressecar os fios.

A caneta atua da mesma forma que a solução em gotas, aumentando a vascularização local e permitindo uma renovação dos fios, além de preenchimento das falhas. Seu grande diferencial é a facilidade da aplicação na área que é menor e exige um pouco mais de atenção.

No início do uso é normal que haja uma queda dos fios da sobrancelha e vermelhidão da área, fenômeno que dura em média quinze dias. É importante ressaltar que não se trata de reação alérgica ao medicamento e seu uso pode ser continuado. Isso é apenas parte da ação do medicamento que “expulsa” os fios mais fracos para dar espaço ao nascimento dos fios fortalecidos.

Caso essa queda seja acompanhada de vermelhidão e coceira, com irritabilidade da pele, você pode considerar uma reação alérgica e suspender o produto, comunicando ao profissional que te acompanha.

Antes de aplicar na sobrancelha, você deve pressionar a ponta da caneta na tampa para que a ponta fique umedecida e garanta aplicação adequada. A caneta de minoxidil deve ser guardada em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), longe de umidade e da incidência direta da luz do sol.

Em quais locais pode ser usado e qual o tempo de uso adequado?

O local de aplicação mais indicado para o uso da caneta de minoxidil é a sobrancelha mesmo, pela facilidade de aplicação devido à superfície menor da área. O produto começa a fazer efeito por volta do segundo mês de uso, mas esse tempo pode variar de pessoa para pessoa a depender de fatores individuais relacionados à velocidade de crescimento dos fios.

Seu uso é recomendado por no mínimo três meses para máximo efeito, e é importante que seja feita uma pausa de duas semanas antes de reiniciar o ciclo, se for necessário. Para uma avaliação mais precisa e individualizada, é interessante que haja avaliação por profissional capacitado, até para definição da posologia mais adequada.

Há contraindicações ou reações adversas?

A caneta de minoxidil é bem tolerada e não costuma causar reações adversas. Apenas poucas pessoas, com pele mais sensível, podem apresentar irritabilidade, vermelhidão e coceira na área aplicada. O produto é contraindicado a quem apresenta hipersensibilidade prévia a algum componente da fórmula (minoxidil 5%, propilenoglicol 10% e base serum), apenas.

Dessa forma, o medicamento é bem tolerado e não costuma causar efeitos sistêmicos, ou seja, que afetam o organismo como um todo, sendo uma opção segura para idosos, que mais comumente apresentam falha capilar na área das sobrancelhas. Outros grupos, como gestantes ou lactantes, precisam de avaliação médica de risco-benefício antes de iniciar o uso.

Quais são os principais cuidados na aplicação?

Durante a aplicação é necessária cautela para que o produto não caia em outras áreas do rosto, para que não haja crescimento de fios em outros locais não desejados. Além disso, é importante que o local esteja seco, íntegro e que se evite exposição à luz solar por no mínimo 4 horas após a aplicação. Caso a exposição ao sol não possa ser evitada, você pode utilizar filtro solar na área depois que a loção secar.

Após aplicação diretamente na sobrancelha, o medicamento pode ser espalhado com a ponta dos dedos, massageando lentamente o local, favorecendo a vascularização efetiva da área. É recomendada a lavagem adequada das mãos após aplicação do produto, para evitar que fiquem resíduos, o que poderia levar a aplicações acidentais em outros locais do rosto, por exemplo.

Hoje vimos um pouco sobre outra apresentação de uso do minoxidil 5%. A caneta de minoxidil é um produto de uso simples e fácil que pode ser utilizado para aumentar a quantidade de fios nas sobrancelhas, deixando-as mais cheias e revitalizadas. Você pode encontrar esse medicamento na B3 Farma, a maior farmácia de manipulação online, garantindo assim um produto de alta qualidade e com melhor preço.

Entre em contato conosco e conheça esse e outros produtos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário