Conheça os benefícios do colágeno e como consumir

Conheça os benefícios do colágeno e como consumir
4 minutos para ler

Os benefícios do colágeno para a saúde são inúmeros, visto que ele é uma proteína de origem animal e a principal fibra extracelular. Ele pode ser encontrado em grande quantidade no nosso corpo, como na pele, em cartilagens, tendões, ossos, músculos e vasos sanguíneos. O que o torna essencial para a formação do sistema fibroso e na restauração e reposição das células mortas do corpo. 

Quer descobrir mais informações sobre o assunto? Então, continue a leitura do artigo e confira mais detalhes sobre o colágeno! Vamos lá?

Saiba para que serve o colágeno

O colágeno é bastante indicado para melhorar a estrutura, a elasticidade e o fortalecimento da pele, cabelos e unhas. Com o passar dos anos, o corpo tende a produzir menos colágeno. Isso significa que a estrutura da pele passa a perder sua integridade. O que contribui para o surgimento de rugas, além de fraqueza na cartilagem das articulações. 

Nas mulheres, a perda dessa proteína é ainda mais evidente, pois, após a menopausa, há uma redução da síntese de colágeno. A partir dos 60 anos, é notado um declínio na produção de colágeno, o que faz necessário sua reposição por meio de suplemento. 

Veja os benefícios do colágeno

O colágeno traz diversos benefícios para a saúde. Confira alguns deles a seguir!

Fortalece as unhas e cabelos

O colágeno forma uma matriz, na qual os minerais se fixam para deixar unhas e cabelos brilhantes e com crescimento fortificado, a fim de que não quebrem com facilidade. Ao ingerir essa proteína com outras substâncias, como cálcio, minerais, vitaminas e aminoácidos, esses efeitos são ainda mais perceptíveis.

Acelera o metabolismo

Você sabia que com o colágeno também fica mais fácil realizar as atividades físicas? Isso é possível porque ele atua na recuperação muscular e no aumento da massa magra. A partir disso, é possível acelerar o metabolismo do organismo e promover a saciedade, adiando a vontade de comer. 

Deixa ossos e articulações mais resistentes

Os benefícios do colágeno vão além da parte estética, pois ele ajuda na prevenção da osteoporose e de outras enfermidades que atingem as articulações. Essa substância também tem papel fundamental na diminuição das dores dos pacientes com degeneração das cartilagens. Além de ser um grande aliado no tratamento complementar de doenças reumáticas, por exemplo. 

Hidrata o corpo e aumenta a elasticidade da pele

Por ter uma função de elasticidade e firmeza dos tecidos, essa substância auxilia na prevenção do aparecimento de rugas e estrias. Para garantir melhores resultados, é possível encontrar o colágeno na versão de creme hidratante e, assim, ajudar a manter uma pele mais hidratada. 

A partir dos 30 anos, já é recomendado fazer a reposição dessa substância, pois é nessa idade que começa a perda da proteína. Contudo, na hora de tomar a suplementação, você deve ingerir junto a algum tipo de alimento, sendo possível encontrá-la nas versões em cápsulas e em pó. O melhor de tudo isso é que ela pode ser consumida a qualquer hora do seu dia. Então, não deixe de aproveitar os benefícios do colágeno para ter uma vida mais saudável. 

Quer aproveitar os benefícios dessa proteína? Então, conheça o Colágeno UC-II® e o Colágeno + Vitamina C & E da B3 Farma e melhore sua qualidade de vida. Você não vai se arrepender!

Você também pode gostar

Deixe um comentário