7 dicas de como acelerar o metabolismo

acelerar o metabolismo
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Para quem deseja estabelecer mudanças em seus hábitos para emagrecer, existe a necessidade de fazer uma dieta equilibrada aliada à prática de exercícios físicos, estabelecendo uma rotina de acordo com o funcionamento de seu corpo. Nesse sentido, você já deve ter ouvido falar que acelerar o metabolismo contribui para eliminar a gordurinha indesejada e até mesmo chegar ao resultado físico pretendido.

Apesar de ser apontado como o vilão para quem tem dificuldades de alcançar o que pretende, é preciso adotar algumas práticas em seu dia a dia para que haja o funcionamento correto do metabolismo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas práticas que auxiliarão nessa questão. Boa leitura!

1. Beba água com mais frequência

Beber água com frequência traz grandes ganhos para a saúde de qualquer pessoa. Esse hábito facilita a digestão, melhora a circulação sanguínea, previne o aparecimento de pedras nos ruins, ajuda a diminuir o inchaço e também a combater acnes, celulite e estrias.

Há ainda ganhos observados para quem deseja acelerar o metabolismo. Uma pesquisa feita pela Universidade de Virgínia aponta que indivíduos que tomam entre 8 e 12 copos do líquido por dia conseguem queimar mais gordura do que aquelas que consomem apenas 4.

O mesmo estudo afirma que consumir água cerca de meia hora antes das refeições contribui para a sensação de saciedade, diminuindo o consumo de alimento naquele horário.

2. Faça mais refeições, porém menores

Fazer mais refeições em quantidades menores é outra dica a ser seguida. Ficar em jejum é prejudicial justamente porque o metabolismo fica lento, o que traz consequências para a queima de gordura. O ideal é que as refeições sejam feitas de 3 em 3 horas, em porções reduzidas.

Entre os benefícios de fazer uma alimentação nesse período de tempo, destaca-se:

  • diminui o armazenamento de gordura;
  • mantém a saciedade;
  • mantém os níveis de energia;
  • evita picos de glicemia.

Mas, para avaliar o que deve ser introduzido em cada refeição, o acompanhamento de um profissional é imprescindível. Assim, ele vai avaliar quais são as suas expectativas quanto à dieta, vai entender sobre a sua rotina e também analisar qual é a quantidade certa de alimento para cada horário de seu dia.

3. Consuma mais proteínas

O consumo de proteínas contribui para quem deseja produzir massa muscular, manter a pele e cabelos saudáveis, equilibrar os hormônios, além de um melhor fornecimento de energia para as suas atividades diárias.

Além de todos esses ganhos, o consumo desse tipo de alimento tende a aumentar o metabolismo, uma vez que vai demandar mais esforço em seu processo de digestão. Como consequência, haverá uma sensação de saciedade por um tempo consideravelmente maior, o que permite maior satisfação com uma quantidade menor de alimentos.

Deve-se destacar, ainda, que o consumo de proteínas contribui para que haja uma diminuição na digestão de carboidratos, o que evita picos de glicemia. Esse é o resultado de uma pesquisa feita em Harvard.

4. Capriche no café da manhã

O café da manhã pode ser considerado uma das principais refeições do dia. É por meio dele que você vai quebrar longas horas de jejum, além de consumir alimentos necessários para obter energia para as primeiras atividades do dia.

Caso a pessoa não consuma o necessário nesse período matinal, o corpo terá mais dificuldades em queimar gordura, uma vez que é preciso conservar energia. Para as pessoas que afirmam não terem tempo o suficiente para uma refeição bem feita antes de ir ao trabalho, uma dica é deixar tudo preparado na noite anterior.

Deixe as frutas cortadas na geladeira e um lanche pronto para o intervalo entre o café e o almoço, por exemplo.

5. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos deve ser uma grande aliada para quem deseja perder uns quilinhos a mais e adquirir mais massa magra. Entre os benefícios de adotar uma rotina de atividades, destaca-se o fato de que auxilia no emagrecimento, melhora os níveis de colesterol sanguíneo, aumenta a resistência muscular, contribui para o bem-estar e para uma melhor qualidade de vida, além de aliviar o estresse e a ansiedade.

Além disso, quem tem o hábito de praticar exercícios apresenta o metabolismo mais acelerado. O ideal é que seja destinada pelo menos 1 hora de seu dia para algum esporte que mais lhe agrada. Há muitas alternativas que podem ser utilizadas de acordo com a realidade de cada um, basta se programar de forma mais adequada para incluir esse compromisso em sua agenda!

6. Durma bem

Ter uma rotina de exercícios também contribuirá para noites de sono mais tranquilas. Mas preste atenção quanto ao horário de suas atividades: o ideal é que seja cerca de 4 horas antes do seu período de descanso.

Dormir bem contribui para que haja uma melhor produção hormonal do organismo, além de ser um importante fator para a redução do estresse. Ao controlar os níveis de nervosismo ao longo do dia, você também ajuda a diminuir a produção de cortisol, que colabora para o aumento de gordura no organismo.

Por essa razão, pratique atividades que mais lhe agradam, esteja próximo às pessoas que você gosta e evite levar trabalho para casa.

7. Utilize medicamentos para acelerar o metabolismo

Além de todas as dicas apresentadas, você ainda tem a oportunidade de utilizar medicamentos para acelerar o metabolismo. O termogênico sem cafeína, por exemplo, auxilia no emagrecimento, promove a queima de gorduras e ajuda no aumento da disposição física. Além disso, esse tipo de produto não influencia no sono, contribuindo para que você tenha noites tranquilas com o objetivo de estar com tudo em cima no seguinte!

Além dele, compostos elaborados a partir da cafeína e da taurina proporcionam mais energia para os treinos, estimulam o sistema nervoso central, diminuem a fadiga, e aumentam a resistência aeróbica. Basta escolher por aquele medicamento que mais condiz com os seus objetivos, além de buscar por uma marca que tenha tradição no mercado e seja reconhecida pela qualidade de seus produtos.

Neste conteúdo, você pôde conferir algumas dicas simples para acelerar o metabolismo, além de entender como essas práticas podem beneficiar outras questões de sua rotina. Quem deseja mudar hábitos e adotar uma alimentação saudável, é preciso contar com um bom plano alimentar, além de analisar quais são as suas especificidades antes de adotar uma dieta em especial.

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